A decisão foi anunciada pela secretária municipal de Educação, Tania Toledo, em coletiva de imprensa realizada hoje, no Centro Administrativo Municipal. A normativa que estabelece a medida será publicada na edição do Diário Oficial do Município de amanhã.
Entre os motivos que também influenciaram para essa medida, conforme explicou a secretária, além do recuo dos dados da pandemia, também está a baixa adesão ao sistema de aulas presenciais sem obrigatoriedade, adotado em outubro deste ano.
“Antes desse período, estávamos com o sistema de rodizio, e tínhamos cerca de 30% dos alunos nas escolas. Com a liberação de 100%, esse número subiu para 43%, enquanto esperávamos que fossem acima dos 50% dos estudantes nas unidades”, disse Tania Toledo.
Durante a coletiva, a secretária aproveitou para destacar que todas as medidas de biossegurança estão mantidas, como o distanciamento entre os alunos, a obrigatoriedade do uso de máscaras e o álcool em gel.
Também foi destacado que o sistema remoto de ensino fica mantido para os alunos que se enquadrarem em qualquer grupo de risco, como os que contêm algum tipo de comorbidade, por exemplo. Para isso, é necessária a apresentação do atestado médico nas respectivas escolas.
“As videoaulas estarão mantidas até o dia 20 de dezembro, não só para esses alunos que não podem ainda voltar às escolas, mas para todos, como um material de apoio e reforço para todos os nossos estudantes. Quero ressaltar também a importância do retorno dos nossos alunos às unidades, uma vez que o espaço serve, além da educação, para fortalecer o convívio social dessas pessoas que estão em formação. Para isso, contamos também com o apoio dos pais, orientando os filhos para que sigam as medidas de biossegurança”, finalizou a secretária.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta segunda, Uberlândia registrou uma morte por COVID-19 em 24 horas, além da confirmação de 31 casos da doença. Os leitos de UTI voltados para pacientes como coronavírus têm ocupação de 11% do total. A cidade já vacina adolescentes de 14 anos.