A Expoqueijo Brasil – International Cheese Awards 2021, ocorrida em Araxá entre os últimos dias 4 e 7 de novembro, fará parte do calendário fixo de eventos da cidade do Alto Paranaíba e já tem data marcada para o ano que vem: será realizada entre os dias 11 e 15 de agosto. O anúncio foi feito pela gestora da Bonare Eventos, Maricell Hussein (organizadora), e pela secretária de Estado de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, Ana Maria Valentini.
Jurados brasileiros e internacionais elegeram o queijo italiano Bra Duro Dop como o melhor do mundo.
Na programação, um dos destaques foi o Concurso Internacional do Queijo, que contou com a participação de cerca de 800 queijos e 10 países inscritos; 550 eram produtos mineiros. Palestras e oficinas de treinamento e capacitação aos produtores, presença de stands de parceiros, exposição de carros antigos e atrações culturais, como shows musicais e teatro, também foram atrações do evento.
“A Expoqueijo é um exemplo de que com parcerias conseguimos colocar novamente nossa cidade no roteiro turístico do Brasil e do Mundo. Ver a cidade alegre, o comércio movimentado, bares e restaurantes cheios, as pessoas se confraternizando, é muito gratificante. Claro que tudo com a responsabilidade que o momento ainda exige”, destacou o prefeito de Araxá, Robson Magela.
Aproximadamente 50 mil pessoas passaram pelo Tauá Grande Hotel e Termas durante de Araxá durante os quatro dias da exposição, que marcou a retomada do turismo no município.
“Todo mês nossa cidade vai receber turistas de todo o país para participarem das nossas festas, congressos, feiras, corridas e outras competições. São oportunidades que teremos de proporcionar aos nossos visitantes experiências incríveis, momentos inesquecíveis e de apresentar tudo que temos de valioso em nossa cidade. Com isso, atraímos mais turistas, investimentos para o setor, movimentamos a economia e colocamos Araxá novamente entre os principais destinos turísticos do Brasil”, destaca Robson.