Jornal Estado de Minas

CHUVAS DE NOVEMBRO

578 cidades de Minas em alerta para chuvas intensas

As chuvas mais intensas devem continuar em Minas Gerais pelo menos até a próxima sexta-feira (12/11). É o que afirmam os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A 'mudança' no tempo é causada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno comum nessa época do ano, que traz uma massa de nuvens para a região Centro-Sul do Brasil.




 
O Inmet colocou em alerta 578 municípios mineiros por causa da grande quantidade de água acumulada nos próximos dias. É possível que os índices passem de 100mm em algumas regiões, causando quedas de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra. Além disso, os meteorologistas preveem 'chuva' de raios, que podem danificar eletrodomésticos e eletrônicos.
 
Segundo o Climatempo, a força dessa ZCAS vai, ainda, derrubar as temperaturas para padrões que não são comuns para novembro. 
 
Além da queda das temperaturas e da chuva, ventos de tempestade (que são aqueles com mais de 100km/h, segundo a Escala de Beaufort, que mede a intensidade dos ventos) podem acontecer em algumas cidades, o que eleva o risco de queda de árvores.

Veja quais são as cidades em risco para chuvas intensas





audima