Itajubá está com o cadastro aberto para a complementação do esquema vacinal contra a COVID-19 de pessoas que estão com viagem marcada para o exterior. De acordo com a prefeitura, a medida visa atender às exigências dos órgãos regulatórios regionais dos países de destino, e está prevista na nota técnica do Ministério da Saúde.
Leia Mais
Após desaparecimento, jovem engenheira é encontrada pela família em BH Polícia Civil prende suspeito de matar amigo por ciúmes da ex-namoradaPolícia usou espingarda para afastar invasores de avião de Marília MendonçacoronavirusmgOs moradores que forem viajar para o exterior devem realizar um cadastro específico no site da prefeitura. Será necessário anexar os seguintes documentos: cartão do SUS; cartão de vacinação com o registro das doses já aplicadas; comprovante de residência; comprovante da viagem (passagem e hospedagem); e documento com foto.
Após o cadastro ser analisado, o inscrito receberá um e-mail ou mensagem de WhatsApp informando se foi aprovado ou não. Em caso de aprovação, o morador é notificado sobre o dia e horário da sua vacinação e também recebe um código QR que precisa ser apresentado no dia da aplicação.
A prefeitura esclarece que a vacinação será antecipada conforme a disponibilização de doses específicas para esse público:
- Antecipação da 2ª dose: O viajante que recebeu apenas a 1ª dose da vacina Pfizer ou AstraZeneca poderá antecipar a 2ª dose respeitando o intervalo mínimo de 21 dias (Pfizer) e 28 dias (AstraZeneca);
- Antecipação da dose de reforço: O viajante que tomou a 1ª e 2ª dose da CoronaVac e terá como destino países que não incluíram esse imunizante na sua lista de vacinas autorizadas poderá receber a dose de reforço de outra vacina aceita pelo país de destino (Pfizer ou AstraZeneca). Neste caso, o intervalo mínimo é de 28 dias.
(Gabriella Starneck / Especial para o EM)
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.