Jornal Estado de Minas

CLIMA

Minas pode ter chuvas intensas até sexta-feira (12/11), alerta Inmet

As tempestades não devem dar folga nos próximos dias em Minas Gerais. Nesta quarta-feira (10/11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Belo Horizonte e outros 840 municípios mineiros – praticamente todo o estado – em alerta de perigo por causa das chuvas intensas, que podem chegar a 100mm em apenas um dia. Há um grande risco de desabamentos, deslizamentos de terra, queda de árvores e alagamentos causados pela água.




 
Há possibilidade de ventos de tempestade, que podem chegar a até 100km/h, atingirem os municípios, colocando mais um ponto de risco na situação.
 
A força da chuva pode causar até mortes, como aconteceu em Nova Serrana, no Centro-Oeste. Em apenas um dia, no fim de semana, choveu 80mm, e um idoso de 62 anos morreu ao ser arrastado pela correnteza.
 
A Defesa Civil de Minas Gerais já emitiu, inclusive, o Plano de Emergência Pluviométrico 2021/2022, para orientar as cidades sobre em quais momentos decretar situações de emergência e calamidade por causa das chuvas.
 
Um levantamento feito pelo órgão, também baseado nos dados do Inmet, aponta que grande parte do estado deve ter chuvas 35% acima das quantidades normais para novembro e dezembro. Em pontos do Triângulo Mineiro, por exemplo, há chance das precipitações serem até 60% maiores.




Veja onde pode chover com intensidade em Minas

audima