Com pouco mais de 12,4 mil pessoas com a segunda dose atrasada, a Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, fez o que classificou de “chamado urgente” para colocar em dia a vacina contra a COVID-19. O novo mutirão será nesta sexta-feira (12/11).
Leia Mais
coronavirusmgMotociclista morre depois de derrubar muro e parede de uma casaCarta de adolescente comove comandante da PM em Pouso AlegreVacina: adolescente que postar melhor foto vai comer pamonha com o prefeitoIdosos com dose extra reforçam a necessidade do uso de máscara após vacinaCOVID-19: Belo Horizonte aplica dose de reforço em idosos de 65 anosTrês irmãos vão se casar no mesmo dia no interior de MinasCom estoque baixo, Banco de Leite de Uberaba pede doações às lactantesVários fatores são citados pelo município para explicar os atrasos, dentre eles desconfiança e receio do público gerados por fake news.
“Descuido com as datas (aprazamentos alargados) desconfiança com a eficácia da vacina em decorrência de informações falsas e receio das possíveis reações adversas”, listou o coordenador da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Tércio de Faria Leão.
Com 154 mil pessoas já vacinadas com a segunda ou dose única, o município espera chegar a 210 mil. “Somente com o ciclo completo da vacinação é possível garantir a imunidade e defesa do coronavírus, pois a eficácia do imunizante foi comprovada a partir de análises realizadas com as duas aplicações”, reforçou Leão.
O coordenador da Central de Regulação também lembrou que a pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo vírus. “E, também, a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus.”, destacou.
O último balanço da Secretaria de Saúde mostrou que 4.474 pessoas deixaram de receber, até segunda-feira (8/11), a AstraZeneca. Outras 3.569 ainda não completaram o ciclo da CoronaVac e mais 4.423 precisam da Pfizer para concluir a imunização.
Drive-thru
Dois pontos de vacinação foram liberados para o público em atraso na sexta-feira. O drive-thru localizado no pátio da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), no Bairro Espírito Santo, aplicará o imunizante Pfizer.
No Centro Administrativo (sede da prefeitura), no bairro Bela Vista, estarão disponíveis Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac. A imunização poderá ser feita das 8h às 17h, sem agendamento prévio.
Documentos
Para receber a segunda dose não é necessário cadastramento. O cidadão precisa ficar atento apenas à documentação.
- Documento de identidade com foto;
- Cartão SUS;
- Cartão da Unidade de Saúde;
- Caderneta de Vacinação;
- Comprovante de endereço.
A falta de qualquer um destes documentos impossibilitará a vacinação. Para adolescentes é essencial a presença de um adulto acompanhando.
*Amanda Quintiliano - Especial para o EM
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.