Com pouco mais de 12,4 mil pessoas com a segunda dose atrasada, a Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, fez o que classificou de “chamado urgente” para colocar em dia a vacina contra a COVID-19. O novo mutirão será nesta sexta-feira (12/11).
Vários fatores são citados pelo município para explicar os atrasos, dentre eles desconfiança e receio do público gerados por fake news.
“Descuido com as datas (aprazamentos alargados) desconfiança com a eficácia da vacina em decorrência de informações falsas e receio das possíveis reações adversas”, listou o coordenador da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Tércio de Faria Leão.
Com 154 mil pessoas já vacinadas com a segunda ou dose única, o município espera chegar a 210 mil. “Somente com o ciclo completo da vacinação é possível garantir a imunidade e defesa do coronavírus, pois a eficácia do imunizante foi comprovada a partir de análises realizadas com as duas aplicações”, reforçou Leão.
O coordenador da Central de Regulação também lembrou que a pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo vírus. “E, também, a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus.”, destacou.
O último balanço da Secretaria de Saúde mostrou que 4.474 pessoas deixaram de receber, até segunda-feira (8/11), a AstraZeneca. Outras 3.569 ainda não completaram o ciclo da CoronaVac e mais 4.423 precisam da Pfizer para concluir a imunização.
Drive-thru
Dois pontos de vacinação foram liberados para o público em atraso na sexta-feira. O drive-thru localizado no pátio da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), no Bairro Espírito Santo, aplicará o imunizante Pfizer.
No Centro Administrativo (sede da prefeitura), no bairro Bela Vista, estarão disponíveis Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac. A imunização poderá ser feita das 8h às 17h, sem agendamento prévio.
Documentos
Para receber a segunda dose não é necessário cadastramento. O cidadão precisa ficar atento apenas à documentação.
- Documento de identidade com foto;
- Cartão SUS;
- Cartão da Unidade de Saúde;
- Caderneta de Vacinação;
- Comprovante de endereço.
A falta de qualquer um destes documentos impossibilitará a vacinação. Para adolescentes é essencial a presença de um adulto acompanhando.
*Amanda Quintiliano - Especial para o EM
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre
sintomas
,
prevenção
,
pesquisa
e
vacinação
.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
-
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?
Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?
Posso beber após vacinar?
Confira esta e outras
perguntas e respostas sobre a COVID-19
.