A partir desta sexta-feira (12/11), os passageiros do transporte público vão se deparar com uma novidade em algumas linhas dos coletivos de Belo Horizonte. Começam hoje os testes da BHTrans com um ônibus 100% elétrico para o sistema de transporte coletivo. A iniciativa busca trazer mais sustentabilidade para a população belo-horizontina.
O projeto é uma parceria com a Cemig SIM, BYD, BHTrans, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ICLEI/TAP, WRI Brasil e Viação Torres.
Os testes têm previsão de duração de 30 dias. Os ônibus vão rodar em quatro linhas da cidade. O intuito da operação consiste em realizar um estudo aprofundado do desempenho do veículo e verificar a viabilidade técnica e econômica da utilização dos coletivos eletrônicos na capital.
Em entrevista ao Estado de Minas, Rodrigo Pimenta, gerente do Projeto Mobilidade Elétrica da BHTrans, explica que cada semana uma linha, com característica diferente, será operada pelo ônibus. O intuito é testá-lo em topografias e tipos de serviços diferentes e, com isso, fazer com que a população possa conhecer a novidade e opinar sobre a tecnologia.
De acordo com Pimenta, o teste é um esforço para atender as exigências que o momento traz sobre a sustentabilidade no transporte, com o objetivo de atender os compromissos assumidos nacionalmente e globalmente.
"Essa iniciativa é aderente à agenda global. Estamos encerrando hoje, oficialmente, a COP26 [A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021], então é um esforço por parte do município de atender os compromissos assumidos para atender a questão da redução de emissão de gases, de efeito estufa melhoria da própria qualidade do ar, redução de doenças respiratórias. E é também, um apelo tecnológico de inovação, de modernização do transporte público, tornando mais atraente para a população", explicou.
Em 2016, testes preliminares de ônibus elétricos já haviam sido realizados em Belo Horizonte, entretanto, Rodrigo afirma que o propósito na época foi conhecer a tecnologia, mesmo que de forma superficialmente. Ele diz que na época, os ônibus tradicionais e mini-ônibus já eram veículos ultrapassados, em termos de autonomia e desempenho em rampa.
"Agora já temos uma tecnologia apropriada à nossa realidade topográfica e rigidez de itinerários, com autonomia maior. Então a expectativa agora é outra", ressalta. "Será feito um acompanhamento mais minucioso acerca do desempenho desse novo ônibus, que foi projetado e desenvolvido pensando em BH, pensando na nossa realidade", completa.
Quando questionado sobre quais mudanças essa inovação no transporte público trará aos usuários, ele afirma que o conforto encontrado é muito maior. Segundo ele, o ruído é quase inexistente, trazendo benefícios ao operador e aos passageiros.
Além disso, ele pontua que o desenvolvimento moderno do veículo permite aos passageiros e transeuntes perceber um desempenho maior do veículo. "Ele tem um torque maior. Uma arrancada, por exemplo. Em uma subida íngreme, ele arranca com maior facilidade, maior rapidez e sem emitir ruído, ele vai ver que não emite fumaça, né", pondera.
A empresa tem expectativas para melhorias até mesmo na saúde da população, muito afetada pelas poluições ambientais.
As expectativas para o transporte elétrico na capital mineira são altas, mas a inclusão do veículo não depende apenas da BHTrans, é necessário que as empresas concessionárias queiram adquirir esse novo modelo de ônibus.
Apesar de inicialmente ter o desafio do custo inicial de capital investido, devido ao valor da tecnologia utilizada, bem mais cara em relação à tecnologia do diesel, os benefícios se apresentam mais vantajosos quando comparados a médio e longo prazo.
Uma das comparações usadas para expressar a vantagem do veículo elétrico é o custo de manutenção, inferior ao do diesel. Apesar dessa vantagem, Ricardo enfatiza que cooperações entre entidades e instituições serão necessárias para a implementação do ônibus na capital.
Exemplos próximos que demonstram os benefícios da inovação são o Chile, que já possui uma frota considerável de veículos desse modelo, e, também São Paulo, que tem 17 ônibus eletrônicos. Ainda que aparenta ser uma tecnologia nova ao Brasil, a BHTrans enfatiza que fora do país, o transporte já é uma realidade mundial, e que possui grandes chances de dar certo.
Linhas em que o ônibus será testado
9250 - Caetano Furquim/Nova Cintra via Savassi (a partir de hoje, 12/11);
5503A - Goiânia A;
9105 - Nova Vista/Sion;
815 - Estação São Gabriel/Conjunto Paulo VI.
Avaliação dos usuários
Durante o período de teste, 30 dias, os usuários poderão avaliar o desempenho, o conforto, o nível de ruído e a sustentabilidade por meio de uma pesquisa on-line, usando um QR Code, que estará disponível em cartazes dentro do ônibus, ou através do link.
O teste
O desempenho do ônibus elétrico terá os seguintes itens avaliados:
- Adaptabilidade às condições climáticas
- Adaptabilidade aos tipos de solo e relevo
- Níveis de emissão dos poluentes atmosféricos (gases de efeito estufa - GEE, outros gases e material particulado) a serem evitados com a operação do ônibus elétrico
- Níveis de emissão de ruídos a serem evitados com a operação do ônibus elétrico
- Consumo de energia elétrica e autonomia das baterias em condições normais e severas
*Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohen