Jornal Estado de Minas

METEOROLOGIA

Mais da metade de Minas sob alerta de chuvas fortes

As chuvas intensas deixam mais da metade do estado de Minas Gerais sob alerta para inundações e riscos geológicos, como deslizamentos e desmoronamentos em áreas de risco e a capital com tempo nublado, segundo o Instituto Nacional de meteorologia (Inmet).



O sábado em BH deve se manter ameno, com temperaturas entre 12°C e 21°C na hora mais quente do dia. Umidade intensa, de 80% a 100%, com possibilidade de chuvas ao longo de todo dia.

A temperatura deve subir um pouco na capital mineira a partir deste domingo (14/11) e até a terça-feira (16/11), alternando manhãs e tardes de nebulosidade, mas também possibilidade de chuvas.

Apenas Sul e Triângulo de Minas gerais escaparam das zonas de fortes chuvas (foto: Reprodução/Inmet)
A partir de segunda-feira (15/11) a máxima chega a 27° e na quarta (17/11) pode atingir 28°C, com previsão de menos chuvas, mas tempo nublado na capital mineira.

Norte de Minas, Noroeste, vales do Jequitinhonha e do Mucuri estão sob perigo de chuvas intensas, entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia e ventos intensos, entre 60 a 100 km/h.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.



Já o sul do Noroeste, regiões Centro-Oeste, Central, Vale do Rio Doce, Zona da Mata e Campos das Vertentes estão sob perigo potencial trazido por acúmulo de chuvas.

Pista de caminhada e de corrida ficou vazia com o frio e clima cinzento na Praça Raul Soares (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
Nessas regiões a previsão é de chuva entre 20 a 30 mm por hora podendo atingir um acúmulo de 50 mm por dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

audima