Após uma semana em que as fortes chuvas dominaram o estado de Minas Gerais, com direito até a um alerta de grande perigo emitido pela primeira vez neste semestre pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), agora 45 cidades do Noroeste e Norte mineiros estão em alerta por chuvas intensas que ainda atingem na região.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h)", alerta o instituto, ao reforçar que a possibilidade se estende até o fim da manhã de segunda-feira (15/11), mais precisamente às 11h.
Moradores dessas regiões (veja a lista abaixo) devem ficar atentos: "Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", diz o Inmet.
Leia Mais
PM negro 'confundido' com estuprador é processado pela Justiça por 5 crimesMulher é encontrada morta em fazenda e crime intriga políciaMãe de Marília Mendonça publica mensagem após morte da filhaDefesa Civil emite alerta de chuva forte em BH nesta quinta-feira (18/11)Umidade do ar em Minas está acima dos 30% com o período chuvosoTemporada de chuvas dobra alertas de risco geológico em Belo HorizonteVeja quando e onde tomar a 2ª dose antecipada da Pfizer em ContagemAcidente na BR-040 mata mulher e fere homem gravementeMotorista escuta barulho e evita tragédia com 50 passageiros na 040Araxá perde Silmar Borges, uma das vozes mais queridas do rádio mineiro A expectativa é que as pancadas de chuva cheguem a até 50mm. Podem haver vendavais, que é quando o vento passa de 60km/h segundo a Escala de Beaufort (que mede a intensidade dos ventos pela velocidade). Não há risco de granizo.
A frente fria que ficou estacionada em Minas Gerais durante a semana está saindo do Estado. O feriado de 15 de novembro, e a próxima semana, por tabela, devem ter tempo mais firme. Há a possibilidade de novas chuvas acontecerem durante a semana, segundo o Climatempo, mas menos fortes do que as registradas.
Veja quais são as cidades com risco de chuvas intensas
- Arinos
- Bonito de Minas
- Buritis
- Cabeceira Grande
- Catuti
- Chapada Gaúcha
- Cônego Marinho
- Espinosa
- Formoso
- Gameleiras
- Ibiracatu
- Indaiabira
- Itacarambi
- Jaíba
- Janaúba
- Januária
- Japonvar
- Juvenília
- Lontra
- Mamonas
- Manga
- Matias Cardoso
- Mato Verde
- Miravânia
- Montalvânia
- Monte Azul
- Montezuma
- Ninheira
- Nova Porteirinha
- Pai Pedro
- Pedras de Maria da Cruz
- Pintópolis
- Porteirinha
- Riachinho
- Rio Pardo de Minas
- Santo Antônio do Retiro
- São Francisco
- São João das Missões
- São João do Paraíso
- Unaí
- Uruana de Minas
- Urucuia
- Vargem Grande do Rio Pardo
- Varzelândia
- Verdelândia