Mães e pais devem ficar atentos! O Governo de Minas abre nesta quarta-feira (17/11) o período de inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). O cadastro pode ser feito pelo site do governo do estado até dia 10 de dezembro. Os resultados serão divulgados neste link no dia 20 do próximo mês, e o período de cadastro para vagas remanescentes será de 25/1/2022 a 23/2/2022.
Para aqueles que não têm acesso às tecnologias digitais, é necessário comparecer às escolas estaduais ou municipais, na cidade em que residem, para realizar a inscrição.
Leia Mais
Aulas presenciais: confira como está o retorno dos alunos em Minas e em BHSatisfação e cautela marcam retorno às aulas presenciais nas escolas em MGVolta à sala de aula não é obrigatória em várias cidades de Minas; confiraPais e alunos se despedem do Colégio Pitágoras, que fechará as portas
Depois do período de inscrição, o encaminhamento dos candidatos às vagas nos ensinos fundamental e médio será feito na escola mais próxima da residência do estudante e que possua a vaga. O cadastramento será unificado entre o Estado e 740 municípios mineiros que aderiram ao Sucem.
Veja a lista de todos os municípios aqui.
Quem pode participar
Deve se inscrever no Sucem o estudante que ingressará no 1º ano do ensino fundamental, com seis anos de idade completados ou a completar até 31/3/2022, e também aqueles que desejam ingressar nos demais anos de escolaridade da educação básica, vindos de outras redes que não a estadual ou municipais que aderiram à iniciativa.
Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2021 em escola pública, mas que a unidade de ensino não oferecerá, em 2022, o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante.
Aqueles que pretendem retornar aos estudos nos ensinos fundamental, médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se inscrever. Para ingressar na EJA é necessário ter no mínimo 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o médio.
Devem se cadastrar, ainda, os estudantes matriculados em 2021 na rede estadual e que não renovaram sua matrícula para o ano de 2022 e aqueles que pretendem ingressar em cursos da educação profissional em uma escola da rede estadual.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci