Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, vai antecipar a aplicação da segunda dose para quem recebeu a primeira da Pfizer. O cadastro foi aberto nessa terça-feira (16/11) no site da prefeitura e contempla quem estava previsto para concluir o ciclo vacinal entre 20 de novembro e 16 de dezembro.
Leia Mais
Ipatinga libera uso de máscaras em locais abertosTerceira dose contra COVID-19: saiba quando e qual vacina você poderá tomarMinistério da Saúde anuncia segunda dose da vacina da Janssen contra COVIDAplicados com dose de reforço contra COVID em BH celebram alívio da vacinaDivinópolis abre cadastro para quem tomou segunda dose há mais de 150 diasMinas tem mais de 1 milhão de pessoas sem a primeira dose contra a COVIDPolicial de férias se envolve em briga após suspeita de agressão a esposaO horário e o devido local serão informados na conclusão o cadastro.
“A Prefeitura solicita a todos que forem se vacinar que respeitem rigorosamente o horário marcado no comprovante de cadastro para que não haja filas e tenha muita atenção ao local indicado no comprovante”, alertou o órgão.
No dia da vacinação é necessário apresentar os seguintes documentos:
Identidade com foto;
Carteira do SUS;
Cartão da Unidade de Saúde;
Cartão de Vacina;
Comprovante de endereço.
Antecipação
A antecipação ocorre conforme o recebimento de doses e observa também a redução do intervalo entre a aplicação. “Muitas pessoas, eu por exemplo, quando tomei o aprazamento era de 12 semanas. Agora o aprazamento é de no mínimo 21 dias. Já temos vacinas e por isso já estamos adiantando”, explicou o coordenador da Central de Imunização Tércio de Faria Leão.
Além de correr para concluir o ciclo vacinal em duas doses, o município tem feito mutirões para tentar reduzir a fila dos faltosos. O último deles foi na sexta-feira (12/11). Até na semana passada 12,4 mil pessoas estavam com a segunda dose atrasa. Ainda não há um balanço referente a mobilização.
O boletim mais recente, divulgado última sexta, aponta que 352.399 doses já foram aplicadas em Divinópolis. Deste total, 151.669 pessoas receberam a segunda dose, 6.073 foram imunizadas com dose única e 12.310 com a terceira.
O resultado da vacinação pode ser sentido por meio dos indicadores. A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 25%, a cidade chegou a ter fila de espera por vaga.
A média diária de casos confirmados de COVID-19 caiu 50% este mês até a data de hoje em comparação com o mês passado, passando de 16 para 8. Em novembro foram registradas duas mortes em decorrência da doença. Em todo o mês passado foram 16.
Divinópolis contabiliza 21.766 confirmações e 654 mortes desde o início da pandemia.
Divinópolis contabiliza 21.766 confirmações e 654 mortes desde o início da pandemia.
*Amanda Quintiliano especial para o EM