Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, vai antecipar a aplicação da segunda dose para quem recebeu a primeira da Pfizer. O cadastro foi aberto nessa terça-feira (16/11) no site da prefeitura e contempla quem estava previsto para concluir o ciclo vacinal entre 20 de novembro e 16 de dezembro.
O agendamento também pode ser feito por meio do aplicativo “APP Divinópolis” na opção “Vacinação COVID-19”. Esse público será imunizado nesta quinta-feira (18/11) no Centro Administrativo, no bairro Bela Vista e no pátio da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), no bairro Espírito Santo.
O horário e o devido local serão informados na conclusão o cadastro.
“A Prefeitura solicita a todos que forem se vacinar que respeitem rigorosamente o horário marcado no comprovante de cadastro para que não haja filas e tenha muita atenção ao local indicado no comprovante”, alertou o órgão.
No dia da vacinação é necessário apresentar os seguintes documentos:
Identidade com foto;
Carteira do SUS;
Cartão da Unidade de Saúde;
Cartão de Vacina;
Comprovante de endereço.
Antecipação
A antecipação ocorre conforme o recebimento de doses e observa também a redução do intervalo entre a aplicação. “Muitas pessoas, eu por exemplo, quando tomei o aprazamento era de 12 semanas. Agora o aprazamento é de no mínimo 21 dias. Já temos vacinas e por isso já estamos adiantando”, explicou o coordenador da Central de Imunização Tércio de Faria Leão.
Além de correr para concluir o ciclo vacinal em duas doses, o município tem feito mutirões para tentar reduzir a fila dos faltosos. O último deles foi na sexta-feira (12/11). Até na semana passada 12,4 mil pessoas estavam com a segunda dose atrasa. Ainda não há um balanço referente a mobilização.
O boletim mais recente, divulgado última sexta, aponta que 352.399 doses já foram aplicadas em Divinópolis. Deste total, 151.669 pessoas receberam a segunda dose, 6.073 foram imunizadas com dose única e 12.310 com a terceira.
O resultado da vacinação pode ser sentido por meio dos indicadores. A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 25%, a cidade chegou a ter fila de espera por vaga.
A média diária de casos confirmados de COVID-19 caiu 50% este mês até a data de hoje em comparação com o mês passado, passando de 16 para 8. Em novembro foram registradas duas mortes em decorrência da doença. Em todo o mês passado foram 16.
Divinópolis contabiliza 21.766 confirmações e 654 mortes desde o início da pandemia.
Divinópolis contabiliza 21.766 confirmações e 654 mortes desde o início da pandemia.
*Amanda Quintiliano especial para o EM