Jornal Estado de Minas

ALERTA

Chuva forte: BH tem novo alerta de risco geológico até segunda (22/11)


A Defesa Civil emitiu alerta, na manhã deste sábado (20/11), para risco geológico moderado em Belo Horizonte para as próximas 48 horas, prazo que se estende até segunda (22/11). 

"Em virtude do volume das chuvas previstas para as próximas 48 horas, existe a possibilidade de risco geológico moderado até segunda-feira (22). Atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos", tuitou a Defesa Civil de BH. 





A temporada de chuvas que se iniciou em Belo Horizonte já é mais rigorosa do que a passada. A Defesa Civil de BH já emitiu pelo menos oito alertas de riscos geológicos, o dobro do total registrado no período chuvoso passado, de outubro de 2020 a março de 2021, quando se dispararam quatro alarmes em seis meses.

Eles soam toda a vez o volume de chuva em até três dias ultrapassa 70 milímetros (mm), sendo moderados quando acima de 50mm. Traduzem a saturação elevada do solo, que pode resultar em desabamentos, deslizamentos e desmoronamentos. 



O órgão recomenda atenção a sinais de dano ao solo ou a construções e cuidado com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Caso sejam observados trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo e e inclinação de poste ou árvore, ligue imediatamente para a Defesa Civil, pelo telefone 199. 





Para se proteger, 'coloque calha no telhado da sua casa e conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água', a Defesa Civil aconselha. Para evitar aumento de possibilidade de provocação de riscos geológicos, não jogue lixo nas encostas, não despeje águas ou esgoto nos barrancos e não faça queimadas. 

Chuvas em BH


A Defesa Civil de Belo Horizonte já havia alertado para a possibilidade de pancadas fortes, com raios e rajadas de vento ocasionais, no início da manhã de hoje na capital mineira.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fim de semana será de tempo instável em todas as regiões mineiras. A instabilidade ocorre em decorrência do avanço de um sistema frontal sobre o Sudeste brasileiro.

audima