Jornal Estado de Minas

LUTO

Referência em BH, frei Claudio van Balen morre aos 88 anos de COVID-19

Referência em Belo Horizonte, frei Claudio van Balen morreu aos 88 anos na tarde deste sábado (20/11) na capital mineira. O religioso atuava na Igreja do Carmo, no bairro de mesmo nome, na Região Centro-Sul. Por conta da morte de coronavírus, não haverá velório aberto.





Frei Claudio, natural de Wytgaard, cidade da Holanda, foi internado na última quinta-feira (18) no Hospital Vera Cruz, no Bairro Barro Preto, Região Centro-Sul de BH. O religioso foi encaminhado ao centro médico após gripe forte e dificuldades em respirar. O estado de saúde piorou, e ele veio a falecer neste sábado.

Atuante não somente em BH como em todo o Brasil desde os anos 50, frei Claudio sofria de Alzheimer e tinha dificuldades em reconhecer pessoas, um dos sinais da doença. Também escritor renomado, frei Claudio van Balen foi eleito a personalidade belo-horizontina do ano de 1997.

Frei Gilvander Moreira, padre da Ordem dos Carmelitas e colega de Claudio van Balen, afirma que o "irmão" deixa um "legado imenso". "Aprendi muito com você, querido irmão. Perdemos apenas sua presença física. Você, frei Cláudio van Balen, nos deixou um legado imenso. Cuidaremos do seu legado. Que o Deus da vida, mistério de infinito amor, console todos que sentem já sua falta física. Gratidão eterna a você, frei Cláudio", diz, em nota.

audima