Com o avanço da vacinação no estado, o Comitê Extraordinário COVID atualizou o Protocolo Sanitário de Eventos de Entretenimento e Lazer com Grande Público, nesta segunda-feira (22/11), com regras mais flexíveis sobre o distanciamento e a capacidade máxima de lotação dos espaços.
Leia Mais
Santa Casa de Passos zera internações de pacientes com COVID-19 Prefeitura de Uberaba revela que quer trocar fornecedora de merenda escolarSituação de surto em asilo é encerrada após 41 dias sem novos casoscoronavirusmgComeçou hoje nova rodada de reuniões para discussão do projeto do RodoanelConcursos públicos municipais terão cota de 20% para negros em PassosMulher grávida é agredida por marido na frente dos filhos em Campo BeloA partir deste momento, as regras específicas do Protocolo Sanitário de Eventos de Entretenimento e Lazer com Grande Público foram atualizadas para a viabilização de eventos de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social ou política, com concentração ou fluxo excepcional acima de 600 pessoas.
As lotações máximas desses espaços são determinadas conforme a classificação por onda do Minas Consciente. Neste momento, todas as macro e microrregiões estão na onda verde, a menos restritiva do plano. Mas, caso isso venha mudar, os locais terão que se adequar com as novas determinações.
Confira o que está liberado a partir de agora:
Eventos
Liberado! Os grandes eventos poderão ser realizados sem limitação e com 100% de capacidade do local. Mas apenas, em locais de onda verde.
Na onda amarela, a lotação é de até 50% da capacidade do local ou até o limite de 2 mil pessoas.
Para locais de onda vermelha, a limitação é de até 10% da ocupação total de locais fechados e até 30% da ocupação total de espaços abertos. A duração máxima deve ser de 5h e o horário permitido segue das 8h às 21h.
Lotação máxima
O número de pessoas em cada local também mudou.
- Onda verde: não há limitação e é permitida ocupação de 100% da capacidade do local
- Onda amarela: lotação é de até 50% da capacidade do local ou até o limite de 2 mil pessoas
- Onda vermelha: limitação é de até 10% da ocupação total de locais fechados e até 30% da ocupação total de espaços abertos. A duração máxima deve ser de 5h e o horário permitido segue das 8h às 21h
Distanciamento
Nos locais de onda verde e amarela fechados ficou determinado o distanciamento obrigatório de 1 metro. Antes, era permitido apenas 1,5 metro.
Em locais abertos, na onda verde, o distanciamento não é obrigatório. Já na onda amarela, passa para 1 metro.
Na onda vermelha, o distanciamento recomendado permanece o mesmo, de 1,5 metro, tanto para locais abertos quanto para locais fechados.
Na onda vermelha, o distanciamento recomendado permanece o mesmo, de 1,5 metro, tanto para locais abertos quanto para locais fechados.
Esporte
Fica recomendado que todos os atletas, praticantes e demais participantes usem máscara nos locais de atividades, retirando o equipamento apenas quando estiverem efetivamente treinando ou realizando a atividade esportiva ou desportiva.
Eles devem higienizar as mãos com álcool e sabão, evitar comemorações com abraços, toques, aperto de mãos e batidas de punho, e devem ser desencorajados a utilizar recipientes compartilhados ou de outras pessoas (garrafas, toalhas etc.).
Eles devem higienizar as mãos com álcool e sabão, evitar comemorações com abraços, toques, aperto de mãos e batidas de punho, e devem ser desencorajados a utilizar recipientes compartilhados ou de outras pessoas (garrafas, toalhas etc.).
Nos centros de treinamento profissional, o uso de máscara em áreas comuns é obrigatório, exceto quando os atletas estiverem efetivamente treinando ou realizando atividade desportiva.
Máscara ainda é obrigatório
A utilização de máscara segue sendo obrigatória em todo estado. Também continua obrigatório a comprovação da vacinação por meio do Certificado Nacional de Imunização de todos os participantes com as duas doses ou dose única, ou teste negativo para a doença ou laudo médico de infecção curada.
Uma das grandes mudanças está na medição de temperatura, que deixou de ser obrigatória em todo o estado.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.