Pouso Alegre reduziu o intervalo de aplicação entre primeira e segunda dose da vacina da Pfizer contra a COVID-19. A mudança foi divulgada nesta terça-feira (23/11), após o governo de Minas reduzir o intervalo entre as doses de oito semanas para 21 dias.
Já o intervalo entre a segunda e terceira dose foi reduzido para cinco meses independentemente do laboratório do esquema primário – exceto Janssen. Neste caso, a prefeitura informou que a pessoa deve aguardar orientações.
A primeira dose está disponível para pessoas maiores de 12 anos. A segunda dose também está sendo aplicada nesse público, mas é necessário respeitar o intervalo específico de cada imunizantes. Confira:
• Coronavac: intervalo entre as doses é de 28 dias;
• AstraZeneca: intervalo entre as doses é de 8 semanas;
• Pfizer: intervalo entre as doses foi reduzido para 21 dias;
• Janssen: quem tomou esta vacina deve aguardar orientações.
A dose de reforço será aplicada na população acima de 12 anos que tenha tomada a segunda dose há cinco meses. Já pessoas com alto grau de imunossupressão devem tomar a terceira dose 28 dias após a segunda dose.
Vacinação contra a Covid
Por causa da redução do intervalo entre as doses da Pfizer, a prefeitura de Pouso Alegre realiza um esquema especial de vacinação contra a COVID nesta semana. Entre terça (23/11) e sexta-feira (26/11), a vacina será aplicada na Casa da Cultura Menotti Del Picchia, das 8h às 19h.
É importante destacar que os postos de saúde dos bairros Cidade Jardim, Pão de Açúcar, São Cristóvão, São João e Puericultura seguem com a vacinação normalmente, das 13h às 19h.
Para tomar a primeira dose é necessário apresentar documento com foto, comprovante de endereço e Cartão do SUS cadastrado em Pouso Alegre.
Já para receber a segunda ou terceira dose, basta levar um documento de identificação e a carteira de vacinação para comprovar as doses anteriores.
(Gabriella Starneck / Especial para o EM)
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.