A Via 710, considerada uma importantíssima obra para a mobilidade urbana de Belo Horizonte, neste momento se encontra com aproximadamente 85% dos trabalhos concluídos. A via, que terá aproximadamente 5km de extensão, foi iniciada em setembro de 2014, e agora, que finalmente se aproxima de sua conclusão, já possui grandes trechos abertos ao trânsito.
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Mulher capota carro de luxo e quase cai de ribanceiraAcidente entre moto e caminhão deixa trânsito lento no Anel RodoviárioSituação da pandemia será decisiva para carnaval no interior de MinasEmater premia vencedores do concurso Queijo Minas ArtesanalBH aplica 2ª dose em adolescentes de 15 anos nesta sexta (26/11); vejaDe acordo com as informações oficiais, está pendente a drenagem e pavimentação da Rua Luiz da Nóbrega, complexo Elísio de Brito e da futura rotatória até a Rua Itaituba com Avenida dos Andradas. Trechos que correspondem aos 15% do total da obra.
Em esclarecimento, a PBH destaca que apesar de prevista para 2022, uma nova licitação deve ser feita, estendendo o prazo final para conclusão da obra, isto a depender do andamento do processo licitatório e dos processos judiciais.
Nos demais trechos, a previsão de término dos trabalhos é esperada para o fim deste ano. Nestes locais o tráfego já está totalmente liberado. O que falta são pequenos detalhes como pintura, acabamento e finalização.
Em maio deste ano, os acessos para os bairros São Paulo e Palmares, ambos os sentidos Avenida Cristiano Machado, já haviam sido liberados.
Além disso, em junho de 2020 também foi permitido o acesso ao viaduto Bolívar, que passa sobre a Via 710 e liga os bairros União e Fernão Dias. E em fevereiro do ano passado, o trecho da via entre as avenidas José Cândido da Silveira e Cristiano Machado também já se encontrava para livre circulação nos dois sentidos.
Além disso, em junho de 2020 também foi permitido o acesso ao viaduto Bolívar, que passa sobre a Via 710 e liga os bairros União e Fernão Dias. E em fevereiro do ano passado, o trecho da via entre as avenidas José Cândido da Silveira e Cristiano Machado também já se encontrava para livre circulação nos dois sentidos.
CONGESTIONAMENTO
A intervenção tem o intuito de reduzir os congestionamentos causados pelo trânsito intenso nas proximidades da Cristiano Machado. O propósito é promover o acesso entre as regiões Leste e Nordeste de BH, mais precisamente entre as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado.
Apesar do avanço nas obras, a BHTrans informou que ainda não há nenhum estudo para verificar se o congestionamento está sendo reduzido. Entretanto, com base no acompanhamentos do tráfego na região, diz já ser possível notar que os motoristas estão utilizando cada vez mais a via, no trecho entre o Minas Shopping e a Avenida José Cândido da Silveira.
Inicialmente, a conclusão dos trabalhos estava prevista para 2016. Contudo, o processo foi adiado diversas vezes por questões judiciais. O valor total da obra é de R$ 120 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, a PBH investe R$ 160 milhões em desapropriações.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira