Faltando um mês para o Natal, quem quiser já pode adotar a carta de uma criança na campanha Papai Noel dos Correios deste ano. Em Minas Gerais, a campanha teve início em 12 de novembro e terá formato 100% on-line.
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Os pedidos são os mais variados: bolas, bonecas, calçados e até materiais escolares. Na atual crise gerada pela pandemia da COVID-19, alguns são ainda mais impressionantes. Têm crianças pedindo panetones ou uma blusa de frio para a avó.
Se você se solidarizou com os pedidos, veja como participar:
- Como enviar uma carta: ela deve ser manuscrita e, depois, fotografada ou digitalizada para mandar para o blog da campanha. Os Correios lembram que é importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel. As cartas que atenderem aos critérios estabelecidos pela ação são colocadas para adoção no blog da campanha.
- Como adotar: basta acessar o blog. Na página, é preciso clicar em “Adoção On-line” e seguir os passos. O padrinho ou madrinha escolhe a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município.
- Entrega dos presentes: os presentes deverão ser entregues presencialmente, no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no blog. Os Correios ressaltam que o atendimento presencial será feito com atenção aos protocolos de segurança – uso de máscaras e distanciamento –, para evitar aglomerações. Em Belo Horizonte, o prazo para entrega é até 20 de dezembro. Para consultar outras localidades do estado, clique aqui.
- Limite de cartas: a quantidade limite para adoção on-line é de 30 cartas. Pessoas físicas ou empresas que quiserem adotar um número maior de cartas podem saber como fazer, clicando aqui.
- Adoção responsável: o padrinho é responsável pelas cartas que adotar. Os Correios lembram que uma desistência e não devolução da carta impede que ela seja adotada por outro padrinho, já que as solicitadas são retiradas do sistema de adoção e deixam de ficar disponíveis.
Mais de 30 anos de história
A campanha nasceu pela iniciativa de alguns empregados da estatal que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra