Jornal Estado de Minas

PRATICIDADE

Cidade mineira emite certificado nacional de vacinação COVID-19 por app

A Prefeitura de Pompéu, no Centro-Oeste de Minas, começou a emitir nesta segunda-feira (29/11), por meio do aplicativo do município, o “Certificado Nacional de Vacinação COVID-19”. Integrado ao Conecte SUS do Ministério da Saúde ele visa facilitar o acesso do cidadão.





Para acessar o serviço é necessário baixar o aplicativo no celular, selecionar a opção “cartão vacina”, e, na sequência, digitar o CPF. Todas as informações sobre a vacinação do cidadão serão disponibilizadas e o cidadão terá a opão de compartilhar os dados pelo WhatsApp e também por e-mail.

“Ele está integrado 100% ao Data SUS. O mesmo que está disponível no Conecte SUS é o do APP Pompéu, só que com a facilidade de integrar com o app do município que disponibiliza outros serviços”, explicou o diretor-executivo da plataforma APP Cidades, Rodrigo Comitante.

O certificado é específico para a atual campanha de vacinação contra a pandemia do novo coronavírus. O documento pode ser exibido diretamente no aplicativo. “Como é integrado ao Data SUS, tem a validação pelo QR-CODE de que não é um certificado falsificado”, explicou
Comitante.





Ao clicar na ferramenta “Validar QR-CODE”, vai aparecer uma câmera, a qual deve ser apontada para o código – como uma fotografia – e, após alguns segundos, a plataforma disponibilizará a certificação do cartão.

O documento consolida as informações sobre as aplicações e comprova que o cidadão tomou as duas doses ou a dose única da vacina contra a COVID-19. 

“Queremos facilitar este acesso porque, tanto dentro do município como fora, temos percebido que cada vez mais é cobrado neste momento pandêmico. E, às vezes, o cidadão tem dificuldade para acessar as ferramentas do governo federal”, explicou a secretária de Saúde de Pompéu, Fernanda Cordeiro.

O certificado também pode ser utilizado para viagens internacionais.


Vacinação 


O município de 32 mil habitantes imunizou, segundo os índices divulgados hoje (29/11) para secretária de saúde, 76% da população com a primeira dose da vacina contra a COVID-19. 55% receberam também a segunda. 
 
Pompéu contabiliza 3.613 casos confirmados da doença e 85 pessoas perderam a vida.

*Amanda Quintiliano especial para o EM