A Prefeitura de Pompéu, no Centro-Oeste de Minas, começou a emitir nesta segunda-feira (29/11), por meio do aplicativo do município, o “Certificado Nacional de Vacinação COVID-19”. Integrado ao Conecte SUS do Ministério da Saúde ele visa facilitar o acesso do cidadão.
Para acessar o serviço é necessário baixar o aplicativo no celular, selecionar a opção “cartão vacina”, e, na sequência, digitar o CPF. Todas as informações sobre a vacinação do cidadão serão disponibilizadas e o cidadão terá a opão de compartilhar os dados pelo WhatsApp e também por e-mail.
Leia Mais
Moradores de BH relatam erro em comprovante de vacina no Conecte SUSSaúde nega certificado de vacinação para quem tomou 2ª dose diferente da 1ªAustralianos burlam regras de vacinação com mercado paralelo de certificadoUnifal vai exigir certificado de vacina contra COVID-19BH: taxa de transmissão da COVID-19 avança durante o fim de semanaO certificado é específico para a atual campanha de vacinação contra a pandemia do novo coronavírus. O documento pode ser exibido diretamente no aplicativo. “Como é integrado ao Data SUS, tem a validação pelo QR-CODE de que não é um certificado falsificado”, explicou
Comitante.
Ao clicar na ferramenta “Validar QR-CODE”, vai aparecer uma câmera, a qual deve ser apontada para o código – como uma fotografia – e, após alguns segundos, a plataforma disponibilizará a certificação do cartão.
O documento consolida as informações sobre as aplicações e comprova que o cidadão tomou as duas doses ou a dose única da vacina contra a COVID-19.
“Queremos facilitar este acesso porque, tanto dentro do município como fora, temos percebido que cada vez mais é cobrado neste momento pandêmico. E, às vezes, o cidadão tem dificuldade para acessar as ferramentas do governo federal”, explicou a secretária de Saúde de Pompéu, Fernanda Cordeiro.
O certificado também pode ser utilizado para viagens internacionais.
Vacinação
O município de 32 mil habitantes imunizou, segundo os índices divulgados hoje (29/11) para secretária de saúde, 76% da população com a primeira dose da vacina contra a COVID-19. 55% receberam também a segunda.
Pompéu contabiliza 3.613 casos confirmados da doença e 85 pessoas perderam a vida.
*Amanda Quintiliano especial para o EM