Neste 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em Belo Horizonte, ocorreram várias manifestações de conscientização sobre o uso do preservativo, mas uma dela chamou a atenção de quem passava pelo Centro da capital nesta quarta-feira: os manifestantes colocaram um plástico sobre o Pirulito que fica na Praça Sete, representando a camisinha.
Leia Mais
Ibirité realiza testagem de Aids na população carcerária UFMG procura voluntários para teste de medicamento preventivo contra AidsIncidência da Aids triplica entre jovens brasileirosOito detentos conseguem fugir do presídio de AlfenasChuva de mais de 50 mm em dois dias dispara alerta geológico em BHChuvas fortes são esperadas para todo o mês de dezembroOs objetivos desse projeto são determinar a incidência da infecção por HIV, avaliar o impacto de intervenções educativas e aconselhamento na gestão do risco e prevenção para a infecção pelo vírus da Aids e outras IST, além de discutir os aspectos técnicos e éticos relacionados às vacinas anti-HIV para preparar os voluntários para participação autônoma em futuros ensaios.
A Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig), que está na luta contra a Aids há 20 anos, também realizou atos de manifestações de conscientização no Centro de BH.
“A iniciativa de colocar este plástico representando um preservativo no Pirulito da Praça Sete é para conscientizar toda a população sobre o uso do preservativo nas relações”, explica a Diretora da Aspromig Cida Vieira, que já está no seu segundo mandato.
“Desde o início da pandemia do COVID, o número de crianças e adolescentes que contraíram o vírus do HIV está chegando a quase 300 infectados por ano. Nossa associação trabalha em conjunto com o ‘BH de mãos dadas', que faz parte da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e também estamos com o projeto ‘Viva Melhor’, que faz testagem do vírus no público mais vulnerável da capital”, conta a diretora.
“Estamos com parceria fechada com alguns sites de boates de garotas de programa para realizar a propaganda desta conscientização e realizar testagens neste público também”, acrescenta Cida.
Na tarde de hoje, os integrantes da Aspromig também farão atos de conscientização em várias partes da capital, distribuindo sachês e insumos.
A história do Pirulito da Praça Sete
O Pirulito da Praça Sete teve sua pedra fundamental lançada em 7 de setembro de 1922 e foi inaugurado em 7 de setembro de 1924. A história do Pirulito a Praça Sete, iniciada em Betim, é recheada de fatos memoráveis, polêmicas e mudanças e foi contada em nossa série Sabia Não, Uai!.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira