A nova sede da Defensoria Pública de Minas Gerais é inaugurada em Cambuí e oferece acessibilidade. É a primeira sede própria nos mais de 15 anos de atuação na microrregião. A instituição atende toda a área da comarca, que engloba o município, além de Bom Repouso, Córrego do Bom Jesus e Senador Amaral. Objetivo é superar 3 mil atendimentos ao ano.
Para a inauguração, foram estabelecidas restrições de público presente. O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, vai participar do evento e conferir de perto as instalações oferecidas à população.
Pessoas em situação de vulnerabilidade física, social, econômica e familiar, mas precisam de um advogado e não podem pagar são foco do serviço da Defensoria Pública. O atendimento é gratuito e está presente em 110 das comarcas de Minas Gerais.
Luciano Morgado, defensor coordenador da sede, cita como exemplo desse público as pessoas vulneráveis devido à estrutura familiar como "mulheres vítimas de violência, além de idosos e crianças". Ele acrescenta que é preciso agendar atendimento, exceto para a área criminal.
A nova sede em Cambuí é localizada na Rua Ângelo Bernardo Faccio, 90, no Centro. A população pode fazer agendamento ou buscar informações pelo telefone (35) 3431-2039. Atendimentos são voltados para as áreas cível e criminal, com orientação até mesmo pelo telefone, destaca o coordenador.
Mais atendimentos e serviços na Defensoria Estadual
Cambuí tem 25 atendimentos diários na Defensoria Pública de MG. O defensor explica que em 2020 foram "2,7 mil se não me engano, em ano de pandemia. Então a ideia é ampliar". O objetivo é ultrapassar 3 mil por ano.
O serviço que estava apenas on-line e até por whatsapp durante as restrições, agora retornou ao formato presencial com medidas preventivas. Na instituição, é necessário manter distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. O serviço é feito atualmente em formato híbrido.
A melhoria da estrutura da Defensoria Pública Estadual em Cambuí pode ampliar os serviços ofertados gratuitamente à população, afirma o coordenador. "Para encampar outras áreas, como consumidor, mediação e conciliação, que obviamente passa a ser a nossa meta daqui para a frente."