As aulas em escolas estaduais de Alfenas, no Sul de Minas, foram suspensas após a suspeita de casos do novo coronavírus. Representantes da Superintendência Regional se reúnem com a Vigilância Sanitária nesta sexta-feira (3/12). Alunos seguem com atividade remota.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Educação. As atividades presenciais nas escolas estaduais Dirce Moura Leite, Prefeito Ismael Brasil Corrêa e Dr. Emílio Silveira, em Alfenas, foram suspensas preventivamente pela Vigilância Sanitária após servidores e alunos das unidades apresentarem síndrome gripal.
Leia Mais
COVID-19: Minas registra 35 mortes e 659 casos em 24 horasCâmara de Alfenas passa a exigir o 'passaporte' da vacina contra a COVID-19BH convoca idosos de 61 e 62 anos para reforço da vacina contra a COVID-19coronavirusmgAlunos são contaminados por COVID-19 e escola suspende aulas presenciaisCOVID-19: Minas registra 1 morte e 114 casos em 24 horasDistrito de Ouro Preto retorna à onda vermelha após alta de casos de COVIDApós 133 dias, ocupação das enfermarias retorna ao patamar de alerta em BHExame descarta infecção pela variante ômicron de mulher internada em BHDe acordo com a secretaria, o retorno está previsto para 16 de dezembro e os estudantes seguem desenvolvendo as atividades de forma remota. Nesta sexta-feira (3/12), a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Varginha, que coordena as escolas na região, se reúne com a Vigilância Sanitária de Alfenas para avaliar a situação das suspensões.
“Ressaltamos que o Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), prevê a suspensão das atividades presenciais por 14 dias quando há mais de um caso suspeito e com diagnóstico confirmado de COVID-19 em uma mesma turma, turno ou escola. Cada situação é analisada de forma específica, migrando o atendimento aos alunos para o regime remoto em todos os casos necessários”, diz trecho de nota enviada por e-mail.
Ainda segundo a secretaria, a Vigilância Sanitária e autoridades em saúde de cada município conduzem a investigação epidemiológica e orientam os gestores na aplicação do protocolo de suspensão de aulas. Por telefone, o coordenador da Vigilância Sanitária de Alfenas, Wagner Soares, não deu detalhes sobre o caso, mas confirmou que ouve a intervenção do setor.
Alfenas soma 11.216 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, 211 mortes em decorrência da doença. Em menos de um mês, o município registrou mais de 200 casos e oito mortes. Na cidade já foram aplicadas mais de 66 mil primeiras doses de vacina contra a COVID-19, cerca de 52 mil moradores já tomaram o reforço, sendo que quase 10 mil já receberam a terceira dose.
Até o momento, Alfenas imunizou 2.602 pessoas com a dose única da vacina.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.