Uma plataforma de monitoramento da COVID-19 em eventos começa a ser testada na noite deste sábado (4/12) em Governador Valadares. O sistema vai disponibilizar uma ferramenta que ajuda a identificar quem teve contato com pessoas diagnosticadas com sintomas da doença em eventos e estabelecimentos comerciais.
A Smart Tracking, plataforma desenvolvida por uma startup, vai funcionar de uma forma bem simples, segundo garante Kevin Figueiredo, secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Um QRCODE da prefeitura será disponibilizado para que a pessoa faça um cadastro prévio dos dados pessoais e da situação vacinal com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Leia Mais
Cidades mais bolsonaristas em Minas registram mais mortes e casos de COVIDMG: 149 escolas tiveram suspeita de COVID no último mês, diz pesquisaQuadrilha que falsificava máscaras tinha também testes de COVID vencidos'Ômicron não deve ter impacto significativo na cidade', diz Jackson MachadoCOVID-19: Minas registra 24 mortes e 641 casos em 24 horasCOVID-19: Minas registra 25 mortes e 678 casos em 24 horasBH: taxa de ocupação de leitos de enfermaria cai, mas transmissão aumentaCOVID: BH faz repescagem da segunda dose para adolescentes de 12 a 17 anosDistrito de Ouro Preto retorna à onda vermelha após alta de casos de COVIDDe acordo com a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, a ferramenta permite a identificação de possíveis contatos, caso ocorra algum resultado positivo para COVID-19 após o evento.
“Essas ferramentas facilitam as ações de saúde colaborando com o retorno dos eventos e permitindo que as pessoas que lá estiveram sejam comunicadas, já que possibilita a identificação de pessoas positivas para COVID-19”, disse.
O secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SEMCELT), Kevin Figueiredo, disse que a ferramenta será de grande importância para a realização de eventos, que impactam de forma positiva a economia do Município.
“Se tudo der certo, com esta ferramenta poderemos mapear e controlar ainda mais e assim não precisar, por exemplo, parar a realização de eventos por conta de eventual aumento de contágio pela COVID-19. Esperamos poder usar este monitoramento e fazer dele mais uma barreira contra a disseminação do vírus, principalmente agora quando já temos uma variante em circulação no país”, disse Figueiredo.
O primeiro teste com a ferramenta da Smart Tracking será feito no Bloquinho da Tati, evento de axé-music que acontece na noite deste sábado no Bairro Lagoa Santa, com trio elétrico e bares funcionando na orla da lagoa.