Estudantes e suas famílias devem ficar atentos aos prazos da rede pública de ensino de Minas Gerais. Termina nesta sexta-feira (10/12) o cadastro escolar para 2022, via Sistema único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). O prazo foi aberto em 17 de novembro.
Além dos estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), as vagas contemplam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Profissional. O Cadastro Escolar 2022, por meio do Sucem, é destinado aos alunos que vão ingressar na rede pública de ensino ou que precisam mudar de escola no próximo ano e não renovaram sua matrícula.
Na EJA, o estudante finaliza o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio. Para participar da modalidade de ensino é necessário ter 15 anos, para ingresso nos anos finais do fundamental, e 18 anos, para ingresso no ensino médio.
Quanto à Educação Profissional, são ofertadas vagas em escolas estaduais para diversos cursos técnicos. Cursos de vendas, artes visuais, informática, recursos humanos, administração, segurança do trabalho, logística e marketing estão entre as opções.
Podem se inscrever estudantes matriculados no 2ª ou 3ª ano do ensino médio regular ou na EJA da rede pública, e também aqueles que já concluíram o ensino médio. Os interessados devem acessar o Sucem, selecionar o tipo de ensino “Educação Profissional” e fazer a inscrição.
Serviço
Para realizar a inscrição, pais, responsáveis, ou o próprio aluno maior de idade podem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Aqueles que não têm acesso às tecnologias digitais podem comparecer às escolas estaduais e/ou municipais, na sua cidade, para realizarem a inscrição.
Os candidatos devem apresentar informações as informações:
- nome completo
- data de nascimento
- endereço
- CEP
- número da carteira de identidade do aluno, se possuir;
- CPF do aluno, se possuir;
- filiação ou nome do responsável legal