Um bebê de 1 ano e oito meses e um homem de 35 anos morreram na madrugada desta terça-feira (7/12) no desabamento de dois prédios na Rua Gonçalo de Souza barros, 103 no Bairro Jaqueline, Região Norte de Belo Horizonte.
Leia Mais
Minas Gerais deve ter chuvas constantes até terça-feira (7/12) Cidades de Minas estão em perigo para chuvas fortes e vento de tempestadeDefesa Civil de BH alerta para risco geológico até sexta-feira (10/12)Dois prédios desabam e matam homem e bebêAndar de prédio desaba e moradores são evacuadosPrédio que desabou em BH era irregular e não tinha projeto aprovadoDesabamento em BH: bombeiros são acionados após vazamento de gás no local Moradores de comunidade quilombola fazem 'vaquinha' para reconstruir escolaPrevisão de chuvas em Minas vai até quarta-feira (8/12)Além dos mortos pelo menos três pessoas foram atingidas pelos escombros dos prédios e ficaram feridas, uma delas a mãe do bebê. Elas foram encaminhadas para o hospital pelo Samu.
O Coronel Waldir Figueiredo da Defesa Civil de Belo Horizonte, informou que no momento do desabamento não havia registro de chuvas, e que o imóvel não tinha ocorrências, vistorias ou riscos estruturais.
" Lamentavelmente duas estruturas se chocaram e vieram a desabar matando duas pessoas. Nos solidarizamos com as famílias", comenta o coronel.
O coronel da Defesa contou que um dos imóveis tinha quatro andares, e atingiu mais duas residências vizinhas, que estão interditadas para a segurança do local.
Indagado se as chuvas poderia ter contribuido para o desabamento, o coronel respondeu: "em primeira mão nao vemos relação com chuvas, pois nao temos constatação de chuvas no momento do desabamento, e nem risco geológico do local", afirma.
O coronel ainda informou que as causas do desabamento serão apuradas pela perícia da Policia Civil (PCMG).
A equipe da Defesa esteve no local para vistoriar os imóveis que ficam no entorno, e divulgaram o seguinte laudo:
Rua Gonçalo de Souza Barros, 103 - Jaqueline (prédio que desabou)
• Imóvel com 4 andares desabou totalmente;
• Imóvel com 3 andares: 2 e 3 colapsados; térreo interditado com risco alto de desabamento;
• Imóvel térreo aos fundos está com acesso principal bloqueado.
Rua Gonçalo de Souza Barros, 109 (vizinho)
• Possui três moradias do mesmo núcleo familiar.
• Casa A: notificada para isolamento preventivo dos dormitórios.
• Casa B: dentro na margem de segurança estabelecida pelos bombeiros.
• Casa C: barracão de alvenaria desocupado. Foi atingido por escombro. Notificação para manter isolado.
Responsáveis notificados a adotar medidas de mitigação, limpeza, reconstrução e não expor sua vida ou de terceiros a riscos.
Rua Gonçalo de Souza Barros, 85 (vizinho)
• Desabamento parcial do muro de divisa, área externa próximo aos muro e isolamento preventivo da loja.
Responsáveis notificados a adotar medidas de mitigação, limpeza, reconstrução e não expor sua vida ou de terceiros a riscos.
Matéria em atualização.