O prefeito de Passos, no Sul de Minas, Diego Oliveira (PSL), apelou para as redes sociais nessa segunda-feira (6/12) para alertar a população sobre a importância da vacina contra a COVID-19 e a baixa procura da 2ª dose da Pfizer, especialmente entre os adolescentes. A ex-secretária municipal de Saúde e enfermeira Priscila Faria também participou reforçou o apelo com a proximidade das festividades de fim de ano.
Leia Mais
Dose de reforço da Convidecia aumenta eficiência da CoronaVac, diz estudo Pandemia faz São Sebastião do Paraíso cancelar as tradicionais congadasMais 16 cidades de Minas devem cancelar festas de réveillon e carnavalPBH esclarece sobre validade das vacinas Pfizer com data de 31 de dezembroBH: dois dos três principais indicadores da COVID entram em nível de alertaValadares vai vacinar contra COVID adolescentes faltosos na sala de aulaBH festeja Nossa Senhora da Conceição, no feriado desta quarta-feira (8/12)A enfermeira Priscila Faria pediu para que os pais levem os filhos para os postos. “Nós estamos preocupados, porque há o intervalo da primeira e da segunda dose da vacina e já mudou há algum tempo. Quando começou era 12 semanas, depois passou para oito semanas e tem algum tempo que passou para 21 dias. Nós estamos com a vacina a disposição. Levem os seus filhos”, apela.
De acordo com a profissional da saúde, a preocupação aumenta com a chegada das festividades de fim de ano. “É muito importante a vacina está completa com a segunda dose. Estamos perto do Natal, do Ano Novo, então, aumenta um pouco a aglomeração. O pessoal vai querer encontrar os familiares e se não tiver a segunda dose, a pessoa não vai está completamente imunizada. Lembrado que a vacina demora, no mínimo 15 dias para fazer efeito”, ressalta.
Questionada pela reportagem, a administação municipal não soube informar quantas pessoas receberam a aplicação inicial da Pfizer, mas estão atrasadas para a dose complementar.
Passos disponibiliza três locais exclusivos para vacinação contra o novo coronavírus: Sala da Vacina do São Lucas, no PSF Coimbras I e no PSF CSU. Ainda segundo a prefeitura, a população pode se imunizar no horário das 16h às 20h.
Durante a transmissão, o prefeito e a secretária de saúde aproveitaram o momento para tirar dúvidas da população. O prefeito foi questionado sobre a falta do imunizante da AstraZeneca. “Olha pessoal, o problema é o repasse do Governo Federal. Tem possibilidade dela chegar essa semana. Ainda não sabemos o dia”, diz.
Passos soma 11.034 casos de COVID-19, 322 óbitos confirmados pela doença e nenhuma pessoa internada. A cidade já vacinou 175.678 pessoas, sendo 90.175 na primeira dose e 70.565 na segunda. Entre elas, mais de 12 mil já receberam o reforço e outras 2.290 a dose única.