Os adolescentes ausentes nas salas de vacinas de Governador Valadares serão, agora, vacinados nas salas de aula das escolas onde estudam. Essa foi a alternativa encontrada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Valadares para diminuir o déficit vacinal desse público. O mutirão começa a partir desta quarta-feira (8/12).
A administração municipal vai começar a vacinação nas instituições de ensino a partir das 8h na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Erloz e na Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa. O objetivo é imunizar adolescentes de 12 anos ou mais, que ainda não se vacinaram contra a COVID-19.
Para os adolescentes que já se vacinaram com a primeira dose, os vacinadores vão aplicar a segunda dose. Os alunos já foram orientados pelas equipes de saúde de saúde sobre a importância da imunização e receberam uma autorização para que levem para casa e tragam preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis. Além disso, eles deverão levar à escola cartão de vacinas e cartão do SUS.
A SMS, por meio do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), vai continuar articulando com outras escolas para que a ação seja expandida. Caso tenham dúvidas, os pais foram orientados a procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.
“É preciso aumentar a cobertura vacinal para que o cenário epidemiológico da cidade continue melhorando e assim consigamos aos poucos retomar as atividades com segurança”, afirma a secretaria municipal de saúde, Caroline Sangali.
Considerando a importância das vacinas, a prefeitura decidiu ampliar a vacinação contra a COVID-19 durante o Natal Iluminado, evento que está acontecendo na área central da cidade. Durante esta semana, a administração municipal vai manter o posto de vacinação contra a COVID-19 na Praça dos Pioneiros.
Uma equipe de imunização vai estar presente para vacinar as pessoas entre 18h e 21h. Serão disponibilizadas 1ª, 2ª e 3ª dose.