As fortes chuvas que atingem o Vale do Jequitinhonha e o sul da Bahia fizeram o Rio Jucuruçu transbordar e deixar mais de 150 famílias desalojadas em Palmópolis, município mineiro com menos de 7 mil habitantes que faz limite com Jucuruçu, na Bahia. A situação é tão preocupante que a prefeitura anunciou nesta quinta-feira (9/12) que decretou estado de calamidade pública.
O número de famílias desalojadas pode ser muito maior que as 150 estimadas pela administração local. A secretária municipal de Administração de Palmópolis, Geisa Silva, disse que há pelo menos 2 mil habitantes no distrito de Dois de Abril e no povoado de Jeribá. As duas localidades estão isoladas da sede e incomunicáveis.
Leia Mais
Vídeo: Córrego do Padre carrega aterro e interdita mais uma vez a BR-367Chuva de granizo destrói plantações de batata e milho no Sul de MinasDesabamento de casa mata criança de 2 anos na cidade de PescadorZema visita cidades devastadas pela chuva e promete quitar dívidas antigasPerseguição policial com tiros amedronta inocentes em cidade mineiraHomem e adolescente tentam matar desafeto e depois vão para bar em MinasBatida entre caminhão e ônibus mata duas pessoas e vídeo impressionaChuvas devem voltar a BH no domingo (12/12)PM reformado que matou esposa disse 'não se lembrar' de detalhes do crimeCemig desmente abertura de comportas de usina que alagaria cidadesChuvas provocam destruição no Vale do JequitinhonhaA secretária disse que não tem mais nenhuma informação sobre a população de Dois de Abril e Jeribá, e ressalta que a situação é preocupante porque muitas famílias podem estar com as casas submersas pelo Rio Jucuruçu. “Tivemos a informação de que a Cemig enviaria um helicóptero para chegar a essas comunidades, mas estamos aguardando confirmação”, disse.
Sem recursos para atender os desalojados, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Palmópolis iniciou uma campanha nas redes sociais pedindo ajuda dos mineiros de todas as cidades de Minas. Mantimentos e roupas podem ser doados para as pessoas que tiveram as casas tomadas pela água. O telefone para doações é (33) 3744.9575.