As chuvas provocam destruição no Vale do Jequitinhonha. Uma das cidades mais atingidas na região é Machacalis, de 7,12 mil habitantes. Segundo a prefeitura, até a tarde desta quinta-feira (9/12), foram contadas cerca de 200 pessoas desabrigadas, número que pode aumentar, já que os temporais continuam.
A prefeitura lançou uma campanha para a doação de alimentos, produtos de higiene, roupas, calçados e utensílios para os desabrigados.
As doações também podem ser feitas pelo pix: chave 086.140.396-70 (em nome de Andressa Rodrigues Ornelas).
As inundações também atingiram dois postos do Programa de Saúde da Família (PSF), onde estavam armazenadas vacinas contra a COVID-19.
Também na tarde desta quinta-feira, a Prefeitura de Machacalis aguardava a chegada de equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e do Corpo de Bombeiros, visando auxiliar os atingidos pelas chuvas.
Com o excesso de chuvas, os rios Água Branca e Norte, que cortam a área urbana do município, transbordaram. De acordo com a prefeitura, foram inundadas dezenas de moradias do Pirulito e “Área” e no Centro da cidade, principalmente, na Rua Belo Horizonte.
Conforme o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Machacalis, Alexandre Amador, os desabrigados estão sendo levados para três abrigos, instalados na Escola Estadual Dona Maricota Pinto, na Igreja Cristã Congregação do Brasil e na Igreja Católica da cidade.
Segundo Amador, pelo menos 10 casas desabaram. Não houve vítimas. Os desabrigados perderam móveis, eletromésticos, roupas e outros bens.
A prefeitura lançou uma campanha para a doação de alimentos, produtos de higiene, roupas, calçados e utensílios para os desabrigados.
Também foi aberta uma campanha para recebimento de doações em dinheiro para as vítimas das enchentes. A conta, aberta em nome da Associação de Mães Fraternidade e Trabalho, é 13.447-3, Banco Sicoob (banco 756), agência 3045. CNPJ: 20.857.662/0001-54.
As doações também podem ser feitas pelo pix: chave 086.140.396-70 (em nome de Andressa Rodrigues Ornelas).
Postos do PSF inundados e vacinas
Conforme o secretário Alexandre Amador, dois postos do PSF usados para a vacinação contra a COVID-19, um situado no Bairro Pirulito e outro no Centro da cidade, foram inundados. Nas duas unidades de saúde eram armazenados estoques de vacinas contra o coronavirus, que estão debaixo d água. A prefeitura ainda não tem o levantamento sobre a quantidade do imunizante que foi perdida devido á enchente.
Por outro lado, Amador diz que, apesar da “situação de caos” provocada pelas chuvas em Machacalis, a vacinação contra a COVID-19 não será interrompida. As doses continuam sendo aplicadas em duas unidades de saúde do município que não foram atingidas pelas águas.