A vacinação contra a COVID-19 em BH está sendo destinada à aplicação da dose de reforço em idosos de 61 anos nesta sexta-feira (10/12). Porém, algumas pessoas de outras faixas etárias que estão com alguma dose em atraso também se dirigiram aos postos espalhados pela capital nesta manhã.
Leia Mais
'Ômicron não deve ter impacto significativo na cidade', diz Jackson MachadoBH: taxa de transmissibilidade da COVID tem queda após sete dias de altaBH aplica 3ª dose em idosos de 62 anos nesta quinta (9/12); veja locaiscoronavirusbhAzul consegue liminar contra passaporte de vacina em Montes ClarosQuase 60 mil pessoas do público alvo não se vacinaram contra COVID em BHIdosa de 93 anos é encontrada morta após desaparecer em Ribeirão das Neves“Na semana que foi a convocação da minha idade, eu acabei sendo contaminado pelo COVID-19, e tive que esperar um mês para poder tomar a segunda dose”, conta o engenheiro civil Pedro Furtado Lavalle, de 31 anos. “Felizmente hoje pude tomar esta dose, e me sinto mais protegido, mais tranquilo até para frequentar festas maiores", acrescenta o engenheiro, que estava no posto drive-thru montado na UFMG.
Pedro apoia o uso de máscara: “Com o surgimento de novas variantes, as pessoas deveriam continuar usando máscara para se proteger. Acho que o não uso só será possível quando os órgãos de saúde disserem que a COVID está mais controlada”, afirma .
Opinião parecida tem Sergio Fernandes Veloso, que trabalha na área da saúde, em um laboratório de anatomia e patologia. Ele diz que sente alívio em poder tomar a dose de reforço contra o vírus: "É uma sensação maravilhosa, me sinto mais protegido e aliviado, pelo fato de frequentar hospitais diariamente", comenta.
Ambos acreditam que a vacinação contra a COVID pode permanecer nos próximos anos, principalmente para os grupos de risco, como ocorre com a vacina da gripe.
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos, e extras, das 8h às 16h30, para pontos de drive-thru.
Há também pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:
- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h
- Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h
- UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h
- Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 - Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.