Isolados pelas águas do Rio Jucuruçu após os temporais que caíram na região, moradores do distrito de Dois de Abril, em Palmópolis, no Vale do Jequitinhonha, receberam nesta sexta-feira (10/12) o socorro da equipe da 5ª Base Aérea Regional de Aviação do Estado (BRAvE), da Polícia Militar de Minas Gerais.
A bordo do helicóptero Pégasus 09, que decolou da base de Governador Valadares, no Rio Doce, os militares partiram para uma missão especial: levar uma equipe da Cemig para tentar religar a eletricidade naquele povoado, que está sem energia há mais de 48 horas.
O Pégasus também levou um militar da Defesa Civil para Palmópolis, para gerenciar as demandas da população no distrito de Dois de Abril, que está ilhado. Em Palmópolis, a equipe da Polícia Militar resgatou uma idosa, identificada apenas como dona Ana, moradora do município, que precisava com urgência fazer hemodiálise.
Ela foi levada pelo helicóptero para a cidade de Jequitinhonha, onde uma ambulância já a aguardava, para levá-la com urgência ao hospital. Nesta sexta-feira, na parte da tarde, choveu muito em Palmópolis, mas o nível do Rio Jucuruçu estava mais baixo que na quarta-feira (08/12). A prefeitura estima que mais de 150 pessoas estão desalojadas na cidade.
A 5ª Base Regional de Aviação do Estado (5ª BRAvE) foi instalada em Valadares em julho de 2018 e abriga o helicóptero Pégasus, destinado a atividades de segurança pública, defesa civil, socorro e meio ambiente, com atendimento a mais de 200 municípios da região. Antes da instalação da base, para ocorrências de alta complexidade, sempre era necessário acionar as aeronaves de Belo Horizonte.