A Prefeitura de Varginha, no Sul de Minas, anunciou que ultrapassou os mais de 100 mil vacinados com as duas doses contra a COVID-19. O município tem cerca de 137 mil habitantes e soma 18.134 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A prefeitura diz que segue a meta de vacinação em massa.
“Momento de extrema satisfação, mostrar que a vacina venceu em Varginha. A população atendeu ao nosso chamamento e aderiu em massa. Muito orgulhoso do trabalho das equipes de saúde que trabalham incansavelmente pela prevenção e imunização em Varginha”, comemora Luiz Carlos Coelho, médico infectologista e responsável pelo setor de enfretamento à COVID-19.
Magno Faria tem 62 anos e trabalha com entregas na cidade. Ele já se infectou com a doença e sabe da importância da vacina. “Eu contraí a doença um mês depois de ter tomado a vacina. Graças a Deus, não tive sintomas graves. Não pensei duas vezes, já tomei a segunda dose e se precisar, vou tomar o reforço também”, diz Magno.
Varginha tem cerca de 137 mil habitantes e soma 18.134 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, sendo 352 mortes pela doença. Na cidade, 110.809 moradores já se imunizaram com a primeira dose. Mesmo com o avanço, o médico infectologista reforça o chamado para os faltosos que estão com a vacina atrasada.
“Nossa meta continua sendo: vacinar completamente todos que têm direito, buscar ativamente a cobertura vacinal plena, proporcionar imunidade presumida a todos, favorecer e facilitar acesso às vacinas, proteger a população e, em resumo: termos um Natal mais feliz”, reforça médico.
Como prevenção ao avanço da COVID-19, a prefeitura não vai promover as festividades de fim de ano e o Banho da Dorotéia, tradicional festa que antecede o carnaval, também foi cancelado.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.