A Universidade Federal de Alfenas, no Sul de Minas, fez um levantamento sobre os casos de COVID-19 e apontou que a cada cinco casos registrados na região, um foi em Alfenas. O estudo analisou os registros entre 01 e 10 de dezembro pelo critério da média móvel.
Leia Mais
Prefeitura de BH reabre mirante do Mangabeiras após 21 meses fechadoCOVID-19: Varginha comemora os mais de 100 mil vacinados com as duas dosesHomem é encontrado morto com perfurações no pescoço, em ItuiutabacoronavirusmgCOVID-19: Minas registra 33 mortes e 149 casos em 24hPopulação de distrito do Norte de Minas amedrontada com casos de COVID-19'Árvore da Vida', em JF, presta tributo aos mortos pela COVID-19 no NatalNatal de luz, em Mariana, tem atrações para crianças de todas as idades“A regional de Alfenas permaneceu em crescimento, a de Passos e a de Pouso Alegre registraram estabilidade e Varginha foi de estabilidade para queda. A média móvel foi de 66. O crescimento da regional de Alfenas tem forte relação com o crescimento da incidência no município de Alfenas, que atualmente apresenta a maior média móvel de casos dentre os 10 mais populosos, com uma média móvel 4 vezes maior do que a de Poços de Caldas, o mais populoso da região Sul”, explica professor.
Alfenas soma 11.282 pessoas infectadas pela COVID-19 e 214 óbitos confirmados pela doença. Em pouco mais de um mês, o município sofreu aumento de quase 300 casos 11 mortes.
“Em tendência de novos casos, cinco municípios iniciaram a semana com crescimento: Poços de Caldas, Pouso Alegre, Passos, Alfenas e São Sebastião do Paraíso. Lavras e Três Corações registraram estabilidade e os demais diminuição”, aponta.
Dados apontam que em relação às novas internações, Poços de Caldas e Alfenas registraram crescimento. Varginha foi a único a registrar estabilidade. Mesmo com essa tendência, o professor acredita que o número de internações não deve sofrer aumento como no pico da pandemia, quando Poços de Caldas e Alfenas sofreram com a ocupação de leitos de UTI para tratamento dos pacientes infectados.
“Graças ao avanço da vacina, que impactou nesses números. O que vemos mesmo é o relaxamento da população com os cuidados de prevenção ao coronavírus “, alerta.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.