Jornal Estado de Minas

COVID-19

'Representa tudo! Saúde, vida e proteção', diz vacinada com reforço em BH

Belo Horizonte iniciou nesta terça-feira (14/12) a aplicação da dose de reforço em todas as pessoas que já completaram cinco meses de intervalo da última dose da vacina contra a COVID-19. Além disso, a capital está aplicando a segunda dose para pessoas em situação de rua, que tomaram a vacina da Janssen em dose única.




 
No posto de vacinação em formato drive-thru na UFMG, a bancária Marta Heloisa Ribeiro, de 53 anos, estava feliz com a dose de reforço. "Ela representa para mim mais uma proteção contra a COVID."
 
Bancária Marta Heloisa Ribeiro, de 53 anos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 
A aposentada Neide da Silva Rodrigues, disse que tem esperança de que as coisas melhorem, embora nos outros países tudo esteja fechando", comenta.
 
Aposentada Neide Da Silva Rodrigues (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 
 
Já a dona de casa Maria Dalva da Silva Costa foi enfática: "Para mim, a vacina representa tudo! Saúde, vida e proteção". 




 
Maria Dalva da Silva Costa (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 
 
Questionados se concordam que os números da pandemia estão diminuindo, a bancária Marta Heloisa acredita que seja em decorrência da vacinação, "e um pouco pelas pessoas que estão tomando consciência".
 
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) alerta que para receber a dose de reforço é necessário apresentar o documento de identidade, o cartão de vacinação e ter recebido a segunda dose no prazo de 5 meses. 
 
Já para as pessoas em situação de rua, a PBH informa que para alcançar o público, além dos registros feitos de forma manual e no sistema, será realizada a abordagem pelas equipes do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, e equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania que, assim como na aplicação da primeira dose, percorrerão as nove regionais da cidade passando por locais estratégicos.




 
A aplicação das doses também será feita nas unidades de acolhimento e de referência no atendimento à população em situação de rua da capital. 
 
O horário de funcionamento dos locais de vacinação é de segunda a sexta-feira de 8h às 17h para pontos fixos e extras, e de 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já os shoppings funcionarão das 13h às 19h30. Há também pontos extras de vacinação com horário noturno, os endereços podem ser verificados no portal da Prefeitura.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 





audima