A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) vai exigir comprovante de vacinação contra a COVID-19 dos alunos que tiverem alguma atividade presencial relacionada à universidade.
Segundo a Secretaria de Comunicação, quando o comprovante for solicitado, o aluno deverá comprovar que completou o esquema vacinal.
"Esta comprovação será prestada pelo próprio aplicativo PUC Mobile, sendo que essa informação servirá para que o Comitê de Monitoramento tenha um mapeamento da cobertura vacinal do corpo discente da universidade", afirma em nota.
A medida vale para atividades internas ou externas. "Tal medida leva em consideração a necessidade de prevenção e cuidado com todos que circulam pelas instalações da Universidade e em ambientes externos a ela, onde os alunos desenvolvam atividades."
Veja a nota na íntegra:
"O Comitê de Monitoramento do Coronavírus da PUC Minas esclarece que, para o primeiro semestre de 2022, todos os alunos da Universidade que possuem atividades acadêmicas presenciais (externas e/ou internas) deverão comprovar a vacinação contra o vírus da COVID-19.
O aluno deverá, quando solicitado, comprovar que completou o ciclo vacinal. Esta comprovação será prestada pelo próprio aplicativo PUC Mobile, sendo que essa informação servirá para que o Comitê de Monitoramento tenha um mapeamento da cobertura vacinal do corpo discente da Universidade.
Tal medida leva em consideração a necessidade de prevenção e cuidado com todos que circulam pelas instalações da Universidade e em ambientes externos a ela, onde os alunos desenvolvam atividades.
Esta recomendação expressa o entendimento da Reitoria da PUC Minas de que apenas com a vacinação, o correto uso de máscaras e o distanciamento social propiciarão a todos um retorno com segurança ao regime presencial."
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.