Jornal Estado de Minas

INVESTIMENTO

Hospital do Câncer vai ser construído em Poços de Caldas

O Hospital do Câncer de Poços de Caldas, no Sul de Minas, vai ser construído pela prefeitura. A obra foi anunciada nessa terça-feira (14/12) e será custeada com a venda de um terreno ocioso avaliado em R$ 25 milhões. A administração municipal pretende construir esse hospital ao lado da Santa Casa da cidade.




 
“A prefeitura tem inúmeros terrenos que estão ociosos. Vamos vender um desses terrenos sem serventia nenhuma à população e que tem uma alta avaliação, até devido a sua localização. E, assim que for vendido, destinaremos o valor para a obra. Nada de promessa, é algo concreto e que vamos desenvolver,” anunciou o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB).
 
O terreno está ocioso na Região Oeste da cidade, nos bairros Jardim Europa e Jardim Country Club, atrás da Garagem Municipal, e conta com uma área aproximada de 40 mil metros quadrados. 
 
“Em 2012 chegou a ser lançada de forma simbólica no terreno onde seria construído o novo hospital a Pedra Fundamental, por parte do Governo do Estado, mas por uma série de fatores o projeto não teve andamento e ficou parado. Felizmente temos agora essa boa notícia: a própria prefeitura empenhará esforços para que o Hospital do Câncer seja construído”, disse o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.
 
"Todos os pacientes saem ganhando, de Poços e região", complementou. 
 
O prefeito Sérgio Azevedo anunciou o investimento em coletiva de imprensa (foto: Ascom/divulgação)
 
 
De acordo com a prefeitura, a ideia é que o Hospital do Câncer seja construído bem ao lado da Santa Casa de Poços de Caldas, no espaço onde atualmente tem um estacionamento, bem em frente à entrada de urgência e emergência do hospital. O projeto segue para aprovação da Câmara Municipal.




 
“É algo extremamente necessário e que há muito tempo temos lutado para conseguir. O prefeito Sérgio tem feito um trabalho excepcional e nós estamos ao lado de toda a equipe, para que possamos concretizar este sonho, com o Hospital do Câncer na cidade”, comentou o diretor superintendente da Santa Casa de Poços, Ricardo Sá.
 
Segundo o diretor técnico da Oncologia Clínica da Santa Casa, Tobias Engel, Poços de Caldas tem uma alta demanda de atendimento no setor. A cidade tem em média de 150 a 200 pacientes por dia. Por ano são quase 7 mil atendimentos realizados.

“A cidade presta um excelente atendimento, mas a demanda diária é muito alta e precisamos ampliar. Cerca de 60% destes pacientes são daqui do município e os demais, de outras cidades. São aproximadamente 25 mil procedimentos, entre clínicos e cirúrgicos, desenvolvidos no setor, portanto, o hospital será fundamental para que Poços continue e amplie o atendimento”, ressaltou.