O vídeo de um lobo-guará correndo e depois parando e olhando o movimento dos carros na avenida Fátima Porto, em Patos de Minas, vem circulando nas redes sociais desde o início desta semana.
Apesar de diversas buscas realizadas pela equipe de resgate do 12º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), o animal, que foi visto por várias pessoas na movimentada avenida na noite da última segunda-feira (13/12), não foi mais localizado.
Leia Mais
Filhotes de lobo-guará esbanjam alegria após criação por meio artificialFilhote fêmea de lobo-guará se recupera após ser encontrada perdida no matoLobo-guará invade casa e leva pânico a moradores do Sul de MinasBoca do Forno, no Buritis, tem princípio de incêndio causado por fritadeiraPRF apreende mais de 12 mil calçados falsificados em Juiz de ForaSegundo informações do cabo Tiago Joaquim, responsável pela assessoria de imprensa do 12º BBM, após a corporação receber quatro ligações referentes ao fato, a equipe de resgate realizou buscas nos locais indicados pela vizinhança. “A avenida onde ele foi visto tem uma ligação para a zona rural, onde há uma área de vegetação. E como não recebemos mais chamadas ontem (14/12) e hoje (15/12), as buscas foram suspensas”, contou.
Desmatamento ou queimadas
Ainda conforme o bombeiro, a saída destes animais da zona rural para o perímetro urbano pode acontecer devido às queimadas ou ao desmatamento.
“Este ano nós tivemos muitas queimadas em Patos e na região. Não tem como a gente afirmar 100% que neste caso seria isso, mas os principais motivos destes acontecimentos são estes dois fatores (queimadas e desmatamento), que podem estar extinguindo o ambiente onde esses animais vivem e também os alimentos que eles tinham nesses locais. O que ocorre é que os animais acabam tentando buscar alimento em outros perímetros e acabam sendo vistos nas cidades”, finalizou.
O lobo-guará é um mamífero que está ameaçado de extinção. Diferentemente de outras espécies de lobo que vivem em matilha, o lobo-guará é um animal de hábito solitário e que vive no cerrado brasileiro, e também é considerado inofensivo ao homem e de comportamento dócil.