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Estado de Minas CONSTRUÇÃO

Rio São Francisco vai ganhar ponte com mais de 1km de extensão

Anúncio foi feito pelo governo de Minas, que vai usar recursos do acordo feito com a Vale para reparar perdas de Brumadinho; obra começa em 2022


16/12/2021 19:15 - atualizado 16/12/2021 20:06

Ponte Rio São Francisco
Perspectiva da nova ponte sobre o Rio São Francisco (foto: Divulgação/Seinfra)
O Rio São Francisco ganhará uma das maiores pontes já construídas em Minas Gerais, que terá mais de 1.120 quilômetros de extensão e cerca de 13,8 metros de largura, além de um acesso de aproximadamente três quilômetros. O anúncio foi feito pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), nesta quinta-feira (16/12).
 
Para a construção da ponte, o governo de Minas vai usar recursos de um acordo feito com a mineradora Vale para reparar perdas e danos do desastre de Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou impactos ambientais, sociais e econômicos no estado com o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão. Os detalhes constam no Termo de Reparação assinado entre as partes.
 
Serão investidos cerca de R$ 113 milhões para que as obras para que o Rio São Francisco ganhe a ponte quilométrica comecem em 2022. Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, os serviços devem contar com contratação de pessoal, deslocamento de máquinas e montagem do canteiro de obras. “Nossa meta é concluí-la em 24 meses”, reforça.


Fim das balsas


A construção da ponte no Rio São Francisco oferecerá uma nova opção de travessia e deslocamento na região. Isso porque a travessia do rio vem sendo feita por meio de balsas, que dependem das condições climáticas e da capacidade fluvial do curso d’água para realizarem a transposição de veículos de cargas e de passeio.
 
Além disso, com a ponte, a circulação de mercadorias do setor agropecuário entre as regiões Norte e Noroeste de Minas será facilitada e, também, o escoamento da produção dos estados de Goiás e Mato Grosso para o Nordeste brasileiro. Com a obra, será possível também ter acesso ao Distrito Federal, uma vez que, por vias asfaltadas, é preciso passar por Pirapora, João Pinheiro, Paracatu e Unaí.

“A construção de uma ponte de mais de 1 quilômetro não é tarefa fácil. A estrutura tem vão de navegação de 240 metros, outros vãos menores, de 40 metros, e pilares centrais de 15 metros de altura”, explica o diretor-geral do DER-MG, Robson Santana.

A ponte que liga São Francisco a Pintópolis também é uma demanda antiga dos próprios moradores da região, que reivindicam a obra desde 1950, época em que Juscelino Kubitschek, ainda candidato ao Governo de Minas, tinha como mote de campanha “Energia e Transporte”.

A obra, que fica bem próxima da área urbana da cidade de São Francisco, está vinculada à execução da pavimentação do trecho de 73 quilômetros entre Pintópolis e Urucuia. Nessa etapa serão investidos R$ 65,5 milhões e a previsão de início dos trabalhos é no começo do próximo ano, com conclusão no fim de 2023.

“Com o asfaltamento do trecho cria-se um corredor no modal rodoviário que ligará a região Centro-Oeste, passando por cidades mineiras como Unaí, Arinos, Urucuia, Pintópolis, São Francisco, Brasília de Minas, Montes Claros, Francisco Sá e Salinas, até chegar na BR-116 que corta o interior do Nordeste até Fortaleza, no Ceará”, explica Robson Santana.


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