A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou, nesta sexta-feira (17/12), a instalação de mais 100 mil luminárias de LED em mais de 600 municípios mineiros. A iniciativa integra o projeto Minas LED, viabilizada por meio de investimentos de R$ 112 milhões do Programa de Eficiência Energética (PEE). A expectativa é de que a modernização seja concluída até outubro de 2022, proporcionando economia de R$ 40 milhões em gastos com iluminação pública às prefeituras do estado.
"Fico muito satisfeito de ver a empresa entrar nesse novo ciclo após tantos investimentos em projetos faraônicos, que tanto nos causaram prejuízos", alfinetou o governador Romeu Zeca (Novo), durante a cerimônia de lançamento. O evento contou também com a presença do presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, além de representantes de diversos municípios.
Desde 2015, a iluminação pública cabe à esfera municipal, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). À Cemig, cabe o desenvolvimento de projetos e parcerias de incentivo à adoção de medidas de eficiência energética. O Minas LED, contudo, pretende arcar com a substituição das lâmpadas, luminárias e demais equipamentos nas localidades contempladas sem contrapartida financeira das prefeituras.
"Os municípios continuarão responsáveis pela manutenção da Iluminação pública e, após todas as substituições previstas no projeto, também serão responsáveis por acionar a garantias, quando necessário, das luminárias LED instaladas. Além disso, esperamos que a ação se uma forma de incentivar a ampliação da utilização das lâmpadas eficientes, tornando todo o sistema de iluminação pública cada vez mais econômico e condizente com a cultura de eficiência energética", destacou o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas.
A substituição das lâmpadas não ocorrerá de forma simultânea nas cidades, mas a ideia é que todas sejam atendidas até outubro de 2022. Outros municípios devem aderir ao programa. Para isso, basta que estejam adimplentes com a Cemig, que ainda possuam luminárias com potências superior a 250W e que assinem um acordo de cooperação técnica com a companhia.