“Um fenômeno fora do comum”. Assim definiu a Defesa Civil de Juiz de Fora, em nota ao Estado de Minas neste sábado (18/12), as fortes chuvas que atingiram a cidade da Zona da Mata mineira na noite de sexta-feira (17/12).
O ponto crítico foi no Bairro Santa Luzia, na Zona Sul da cidade, com enxurradas que arrastaram alguns carros e deixaram um ônibus ilhado. A água também invadiu casas e estabelecimentos comerciais.
Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados pela Defesa Civil com o objetivo de resgatar a população do bairro. Não há vítimas e nenhuma pessoa ficou desabrigada.
Leia Mais
Multidão toma o Centro de BH em último fim de semana antes do NatalCerca de 100 produtores de café ainda estão sem pagamento em Monte BeloFloresta: histórias e curiosidades de um bairro ligado às origens de BHBatida com carro do sistema prisional deixa seis feridos em Três Pontas, MGForça-tarefa autua 11 postos de combustíveis por aumento abusivoPolícia Civil desarticula quadrilha de furtos de veículos em UberlândiaA prefeita Margarida Salomão (PT) percorreu diversas regiões da cidade neste sábado para avaliar os impactos da chuva e das causas que agravaram o alagamento.
“Na avenida Ibitiguaia, no trecho do Teixeiras , notamos o córrego ainda mais caudaloso. Mitigar as enchentes exigirá impedir impactos das movimentações de terra, em particular daquelas provocadas por grandes empreendimentos”, avaliou a chefe do Executivo.
A situação, no entanto, já era prevista. A Defesa Civil da cidade disse que, diante da possibilidade de chuvas intensas, havia emitido um alerta na manhã de sexta-feira informando o possível transbordamento de rios e córregos que cortam o município.
À reportagem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o acumulado de chuvas nessa sexta-feira foi de 51,4 mm, marcado por uma estação automática, e 43.9 mm, conforme aferido manualmente em outro ponto de medição da cidade.
O Inmet esclareceu, ainda, que o estado é de alerta em toda a Zona da Mata, com possibilidade de pancadas de chuva intensa à tarde e à noite neste sábado, além de muitos pontos de alagamento nas cidades do interior mineiro.
Conforme a Defesa Civil, as chuvas que atingiram a Zona Sul de Juiz de Fora ontem à noite foram “um fenômeno fora do comum”. “Isso é reflexo da mudança climática que afeta o mundo inteiro e que já vinha causando estragos nos últimos dias na Bahia, no Espírito Santo e em outras cidades de Minas Gerais.”
Centro de JF alagado na última segunda-feira
Na última segunda-feira (13/12), o Estado de Minas também mostrou que enxurradas e vários pontos de alagamento foram registrados no Centro de Juiz de Fora.
Na Rua Cesário Alvim, no cruzamento com a Avenida Sete de Setembro, a força da água rompeu uma tampa de bueiro e um chafariz surgiu no meio da via.
Além da Região Central, a Defesa Civil do município havia registrado ocorrências em três bairros até o fim da noite. Foram elas: alagamento no Nossa Senhora das Graças; infiltração de muro de divisa no Granjas Primavera; e um escorregamento de talude no Vila Olavo Costa. Não houve registro de vítimas.