Quatro terminais do transporte público de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, receberam estantes com livros que podem ser até levados para casa para a leitura. O objetivo é despertar o interesse pela literatura e oferecer, gratuitamente, entretenimento e conhecimento para os usuários do transporte.
O projeto "Ler com Prazer" é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e instalou as estantes nos terminais dos bairros Planalto, Umuarama, Industrial e Santa Luzia, com obras literárias variadas. Quem passar pelos locais, poderá ler o livro ali mesmo ou levar para casa. Há a possibilidade, ainda, de fazer doações de obras literárias para a Biblioteca Municipal ao deixar um ou mais exemplares nas estantes.
“Com a flexibilização das medidas de biossegurança, difundimos a cultura de várias formas e para mais lugares, inclusive retomando projetos e ações. O Ler com Prazer é um desses programas tido como um instrumento de conhecimento e formação sociocultural e intelectual. Inicialmente são quatro terminais e os livros serão renovados. As estantes serão organizadas a cada 15 dias”, destacou a secretária de Cultura Monica Debs.
Doações
Além de fazer doações nos terminais, a população pode repassar exemplares para o acervo da Biblioteca Municipal na sede, situada no Centro Municipal de Cultura, na Região Central da cidade. Devido à pandemia, o material cedido passará por higienização e por um período de quarentena, reforçando as medidas de segurança.
Os livros também passarão por análise feita pelo setor de Processamento Técnico, avaliando estado de conservação, pertinência, atualização, adequação ou não do material ao público-alvo da biblioteca, limitação do espaço físico, entre outros.