"Minas Gerais é o estado mais seguro do Brasil". Com este slogan, o governador mineiro Romeu Zema (Novo) apresentou nesta segunda-feira (20/12) dados relativos à segurança pública do estado.
Segundo dados do governo de Minas, houve uma queda de 20,6% nos crimes violentos (como homicídios, roubos e extorsão) no estado em relação a 2020. A porcentagem significa cerca de oito mil delitos a menos.
Zema também entregou 333 novos veículos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil para operação imediata. São 236 viaturas da Polícia Militar, 66 para a Polícia Civil e 31 para o Corpo de Bombeiros - 25 Unidades de Resgate e seis de Autossalvamento Leve.
Segundo o governo de Minas, o reforço vai abranger cerca de 200 das 853 cidades do estado. O número de veículos foi possível com o investimento de R$ 20 milhões por parte do governo de Minas.
O evento da manhã de hoje, na Cidade Administrativa, sede do governo de Minas, em Belo Horizonte, também contou com a participação de Rogério Greco, secretário de Segurança Pública do estado desde fevereiro e de integrantes das forças de segurança estaduais.
"Estamos caminhando para romper aquela barreira onde a maioria das nações desenvolvidas se enquadram, que é uma taxa de homicídios/ano por 100 mil habitantes inferior a dez", afirmou Zema, ao comemorar os dados da segurança em Minas.