Após três adolescentes decidirem entrar em piscina pública da prefeitura de Pirajuba, no Triângulo Mineiro, na madrugada de ontem (19/12), por volta das 4h, um deles acabou se afogando e ficando submerso por cerca de nove minutos.
Graças a intensas massagens cardíacas, efetuadas por policial militar da cidade, o jovem voltou a respirar e foi encaminhado com vida para uma unidade básica de saúde (UBS) do município. No entanto, segundo informações do boletim de ocorrência da PM, ele precisou ser intubado e foi encaminhado em estado grave para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba.
Leia Mais
Zema celebra segurança em Minas Gerais e entrega 333 novos veículosEx-prefeito e mais 15 pessoas são indiciadas por corrupção ativa e passivaVeja o boletim de casos e mortes por COVID-19 em MG desta segunda (20/12)PM mata dois suspeitos de invadir fazenda, amarrar idoso e roubar caminhãoHomem morto a tiros em Pouso Alegre interveio em briga, conta famíliaAcidente entre dois ônibus do Move deixa seis feridos na PampulhaDe acordo com o relato de um médico de Pirajuba à PM, foi um milagre o menor ter chegado vivo na UBS da cidade, já que ele teria ficado submerso por quase 10 minutos.
Segundo informações atualizadas da assessoria de imprensa do HC-UFTM, o paciente está internado em um quarto, sedado e, no momento, o quadro clínico é considerado estável.
O afogamento
Conforme registro da Polícia Militar (PM), a ocorrência se iniciou quando o grupo que monitora as câmeras de segurança de Pirajuba avisou a guarnição que algumas pessoas invadiram as dependências da piscina pública da cidade e estavam utilizando a mesma.
Ao chegar ao local, os militares precisaram escalar o muro do local e, imediatamente, se depararam com dois menores (uma menina e um menino) pedindo socorro. Eles diziam que um terceiro jovem estava se afogando no centro da piscina.
Então, ainda segundo o registro policial, um dos militares pulou na piscina, retirou a vítima, que estava inconsciente e sem batimentos cardíacos. Desta forma, o militar seguiu com os procedimentos de primeiros socorros e não cessou a massagem cardíaca até a chegada do socorro médico.
Os dois jovens também disseram à PM que viram a vítima se afogar e que tentaram retirá-la, mas diante do peso não conseguiram.
Conforme o registro da PM, o local onde aconteceu o fato estava sem iluminação e isso dificultou os trabalhos de salvamento da vítima.