A Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, informou nesta terça-feira (21/12) que a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) irá oferecer um desconto nas tarifas de água e esgoto para os consumidores atingidos pelas fortes chuvas de sexta-feira (17/12). O benefício será concedido na próxima fatura a ser emitida e será reavaliado mensalmente.
Conforme a administração municipal, o desconto será calculado pela média dos últimos 12 meses de consumo, com base no levantamento realizado pela Defesa Civil das ruas que sofreram enchentes. A iniciativa é válida para consumidores residenciais, comerciais e industriais.
Os interessados podem procurar o posto de atendimento da Cesama na Avenida Getúlio Vargas, 1.001, no Centro, entrar em contato por meio do WhatsApp 9-9198-1136 ou pelo e-mail atendimento@cesama.com.br.
Temporal arrasta carros e deixa ônibus ilhado em JF
O temporal que atingiu Juiz de Fora na última sexta-feira afetou de forma mais crítica o Bairro Santa Luzia, na Zona Sul da cidade. Enxurradas arrastaram carros e deixaram um ônibus ilhado. A água também invadiu casas e estabelecimentos comerciais.
Diante do estado de calamidade, os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados pela Defesa Civil com o objetivo de resgatar a população do bairro. Não houve registro de vítimas, e nenhuma pessoa ficou desabrigada.
No dia seguinte, funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da prefeitura executaram a limpeza no local e em bairros adjacentes afetados.
Centro da cidade alagado
Na semana passada, o Estado de Minas também mostrou que enxurradas e vários pontos de alagamento foram registrados no Centro de Juiz de Fora.
Na Rua Cesário Alvim, no cruzamento com a Avenida Sete de Setembro, a força da água rompeu uma tampa de bueiro e um chafariz surgiu no meio da via.
Além da Região Central, a Defesa Civil do município havia registrado ocorrências em três bairros até o fim da noite. Foram elas: alagamento no Nossa Senhora das Graças; infiltração de muro de divisa no Granjas Primavera; e um escorregamento de talude no Vila Olavo Costa. Não houve registro de vítimas.