O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), não está com pressa para dar fim à Empresa de Transporte e Trânsito de BH (BHTrans). Nessa terça-feira (21/12), Kalil afirmou que a BHTrans vai dar lugar à Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) após um diagnóstico sobre o que há de errado na autarquia atual, que desde 1991 é a responsável pela de todo o planejamento e execução das políticas de mobilidade e trânsito da cidade.
Leia Mais
Acordo: passagem de ônibus em BH vai ficar R$ 0,20 mais barataAuditoria encontra indícios de fraude em eleição para comissões da BHTransPrefeitura exonera gerente da BHTrans que é investigado em CPICPI da BHTrans quer quebrar sigilos bancário e telefônico de empresáriosKalil sanciona lei que cria nova autarquia e autoriza o fim da BHTransCom greve dos metroviários, 19 estações estão fechadas em Belo HorizonteIdosas de Belo Horizonte fazem coleção com 99 presépios; veja PRF apreende droga avaliada em R$ 70 mil dentro de veículo em Sete LagoasA extinção da BHTrans - empresa pública vinculada à prefeitura - e sua substituição pela Sumob foi oficializada em setembro deste ano, após aprovação definitiva da Câmara Municipal de BH. Segundo projeto de lei aprovado, de autoria da prefeitura, há um prazo de até 15 anos para a substituição das autarquias.
"Então, o raciocínio é simples: quando nós tivermos o diagnóstico de tudo de errado que há na velha, eu pessoalmente acho que o que há na velha de errado é foi realmente o corporativismo, ignorar ordens da prefeitura, como se fosse autônoma, é o que eu penso de tudo que escutei, que eu vi, mas nós não podemos fazer uma nova se nós não sabemos o que está errado na velha, porque se não nós vamos cair no mesmo erro. Nós vamos fazer a nova já com erros da velha", afirmou o prefeito.
A extinção da BHTrans acontece por conta de suspeitas de irregularidades na operação da autarquia e também uma possível obsolescência em algumas frentes da BHTrans, com a promessa de solução a partir da Sumob.
"Então, nós temos que fazer o diagnóstico da velha completo, isso passa inclusive por tudo que foi aprovado na Câmara, para depois a gente tratar da nova. Eu não tenho pressa da nova porque a BHTrans está sendo olhada, está sendo muito bem olhada, com muita rigidez, para a gente partir sem atropelo para a nova autarquia", completou Kalil.