A vacinação contra a COVID-19 nesta quinta-feira (23/12) é para aplicação da dose de reforço da Pfizer em pessoas com 38 e 52 anos que tomaram as doses anteriores da Coronavac e completaram quatro meses de aplicação.
Leia Mais
Veja os números da COVID em BH nesta quarta-feira (22/12) COVID: 78 crianças de até 9 anos morreram durante pandemia em MinasBH aplica segunda dose em pessoas de 37 anos que tomaram vacina da JanssencoronavirusbhCOVID-19: BH aplica reforço de vacina nesta sexta-feira (24); veja locaisFeira Hippie vai funcionar até 15h no domingo (26/12)Corpo é retirado da Lagoa da Pampulha, cercado por três jacarés; vejaNo posto em formato drive-thru montado no Corpo de Bombeiros do Bairro Funcionários, em Belo Horizonte, o consultor financeiro Carlos Augusto Cenachi de Freitas, de 39 anos, diz que teve uma sensação de alívio após tomar a dose de reforço. "Perdi amigos bem próximos para o vírus”, comenta. "Mesmo sentindo que a pandemia está reduzindo, eu continuo tomando todas as precauções e acho que ao menos mais uns três meses as pessoas também deveriam permanecer com os cuidados, e não ficar tão relaxados".
Em relação à necessidade da vacinação anual, Carlos Augusto acredita que as pessoas vão tomar vacina contra a COVIDnos próximos anos. "O vírus sofre mutações e a ciência não para com os estudos." Por fim, ele agradece ao SUS e aos profissionais da saúde que trabalham 24 horas em prol de todos, "abdicando de suas vidas, do convívio com a família".
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos, e extras, das 8h às 16h30, para pontos de drive-thru.
Os postos de vacinação para esta dose de reforço estão disponíveis no site da Prefeitura.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.