A chuva que caiu em Governador Valadares, no Leste de Minas, nesta quinta-feira (23/12) alagou dezenas de ruas. Em alguns bairros, a força das águas que desciam ruas e avenidas impressionou os moradores. O mesmo aconteceu na área central.
O céu se tornou cinza por volta das 13h30 e a tarde ganhou o aspecto do crepúsculo, que nessa época do ano ocorre às 19h. E, de repente, a ventania e o aguaceiro tomaram conta de toda a cidade e do distrito de Baguari, localizado às margens da BR-381, saída para Belo Horizonte. Até as pistas da rodovia foram tomadas pela água.
Choveu muito, por cerca de 40 minutos. Quem estava na rua, especialmente nas áreas comerciais, teve de se abrigar sob as marquises e dentro das lojas, que estão registrando grande movimento durante a semana, com as vendas para o Natal.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Governador Valadares (COMDEC) informou que havia previsão de chuva para a tarde de quinta-feira, porém, eram esperados 25 mm, e o aguaceiro que chegou com tudo, veio com um volume inesperado, aproximadamente 40 mm.
Sobre os alagamentos, a COMDEC informou que a rede de escoamento não suportou o grande volume de água, que ficou represado nas ruas. Segundo Defesa Civil, não foram registradas ocorrências mais graves e uma equipe segue monitorando o Rio Doce, que saiu da cota de Alerta e da cota de Atenção, ou seja, está dentro da normalidade típica para este período do ano.
Por causa da chuva, a Prefeitura informou, no fim da tarde, que a apresentação do Coral da Fundação Renova e do grupo “Violas do Rio Doce”, que aconteceria na noite desta quinta-feira na Praça dos Pioneiros, foi cancelada. A “Foto-Cabine”, outro atrativo do evento “Natal Iluminado”, que estava agendada para a quinta-feira, também foi adiada.