A prefeitura de Araxá, no Alto Paranaíba, abriu, nesta quinta-feira (23/12), o credenciamento de clínicas para tratamento de dependentes químicos.
As empresas interessadas em prestar serviços ao executivo devem participar de uma chamada pública. Para isso, é necessário enviar a documentação com nome, razão social, CNPJ e endereço da pessoa jurídica.
Leia Mais
Chuva forte alaga ruas e prefeitura cancela eventos de Natal em ValadaresVeja os números da COVID em BH nesta quinta-feira (23/12) COVID-19: BH aplica reforço de vacina nesta sexta-feira (24); veja locaisRodoviária de BH fica lotada antes das festas de fim de anoInfluenza: primeiro caso de H3N2 é confirmado em Viçosa, na Zona da Mata“Esse credenciamento vai permitir a gente ampliar o público atendido, uma vez que é direcionado para unidades terapêuticas voltadas para o tratamento de homens e mulheres adultos e menores de idade”, informa.
A internação de usuários de álcool e drogas nas clínicas credenciadas acontece por encaminhamento feito pela prefeitura, através das unidades de referência.
De acordo com a secretária de Saúde, as demandas são levadas pelos familiares dos dependentes químicos que passam primeiro pelo setor de saúde mental, através dos Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD - álcool e drogas) ou Caps I (Infantil) da cidade.
“Lá, a equipe multidisciplinar avalia qual a melhor forma de tratar este paciente: em consultas ou internação. Confirmada a necessidade de internação, o paciente é encaminhado para a clínica para iniciar o tratamento. A internação pode ser compulsória ou não. As clínicas credenciadas também atenderão às demandas judiciais, ou seja, o Poder Judiciário intervém em casos em que a pessoa é um risco para a sociedade ou para si mesma”, explica.