Um filhote de gorila morreu na manhã deste domingo (26/12) no Zoológico de Belo Horizonte. Segundo informações da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), o animal, que nasceu em 3 de setembro deste ano, sofreu queda brusca de uma altura de três metros quando estava pendurado nas costas de uma das irmãs, após uma brincadeira entre a família de primatas.
Leia Mais
BH aplica reforço contra COVID-19 em moradores com comorbidade nesta semanaOnça pintada Pytu morre no Zoológico de BHZoológico de Belo Horizonte registra nascimento de mais um gorilaAnaya, caçula da família de gorilas do Zoo de BH, completa 3 anosZoológico de BH tem piquenique e até delivery no recinto dos animais Homem é preso em Sabará depois de espancar filho com mangueiraOs tratadores se deslocaram para o local logo após a primeira queda e, ao chegar, conseguiram separar a família do pequeno gorila. Os especialistas retiraram o filhote, e um atendimento foi iniciado.
Contudo, o animal já estava sem pulsação e movimentos respiratórios. Além disso, ele apresentava "hemorragia nasal, edema na região orbicular, e laceração no lóbulo auricular esquerdo, compatíveis com o quadro de queda e traumatismo na região crânio-encefálica", diz trecho da nota da FPMZB, encaminhada pela Prefeitura de BH.
Após a constatação do óbito, os tratadores retornaram com o corpo do animal à família, que se despediu do filhote. Além dos irmãos Jahari e Anaya e a mãe Imbi, a família conta com o pai, Leon.
Agora, o zoo aguarda orientações do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Gorilas, do qual faz parte, para definir o melhor destino para o pequeno gorila, passada a necrópsia. BH é reconhecida por ser a primeira e única cidade da América do Sul a abrigar um grupo reprodutivo da espécie, ameaçada de extinção.